SÃO TOMÁS DE AQUINO

Escola Estadual Dr. Tancredo de Almeida Neves 58 anos no exercício de uma Educação Libertadora e Cidadã

Por: Selma Braia | Editoria: cidades | 30/03/2017 | Visualizações: 342

- Foto de Reprodução

A história da Escola Estadual de São Tomás de Aquino tem início em 1958. Lembrando que naquela época continuar os estudos após o antigo “quarto ano primário” só mesmo os jovens de famílias mais estruturadas financeiramente. A maior parte dos adolescentes da cidade interrompia o sonho de seguir seus estudos, pois tinha que ir para São Sebastião do Paraíso, Franca ou Ribeirão Preto. Uma grande despesa para algumas famílias. Tudo era “muito difícil”.
Neste cenário que parecia não ter solução surgem dois idealistas, Professor Jorge da Silveira e Felipe Immesi, Juiz de Direito que reuniram alguns aquinenses para discussão do projeto de uma escola ginasial em São Tomás de Aquino. Foi fundada a Sociedade Educadora Aquinense. Faziam parte da S.E.A, Jorge da Silveira, Jairo de Lima, Geraldo Alves Rodrigues, Vicente Caparelli Sobrinho, Salim Abrão, Hildeu Gomes Negrão, Dr. José Abud, Dr. Felipe Immesi, considerado mais tarde, o fundador da escola que estava sendo idealizada naquele momento histórico da cidade.
O projeto se transformou em uma feliz realidade para o município. O dia da inauguração do Ginásio São Tomás de Aquino foi 7 de março de 1959 o prédio escolhido, o antigo Hotel Municipal. A escola um sucesso, já não comportava o número de alunos matriculados, havia a necessidade de um novo prédio. A doação do terreno para esse novo sonho foi através do senhor Joaquim Pedro da Silveira, pai do professor Jorge. 
No lançamento da pedra fundamental do novo prédio, presença do ilustre político mineiro Dr. Tancredo de Almeida Neves. Assim tem início uma nova etapa da Educação aquinense. O prédio do Ginásio agora é ocupado pela Escola Estadual Santo Tomás de Aquino. Muito importante também foi a Dr. Tancredo ter o seu curso de magistério conhecido na época por “Normal”. Em 1972 a escola em festa formou sua primeira turma de professores aquinenses. Por decisão do Governo Federal o Magistério hoje é um curso universitário.  
Na história da Educação de São Tomás de Aquino, a Dr. Tancredo tem a sua página escrita por uma geração de idealistas que tiveram  exemplos dignificantes de pessoas da sociedade aquinense de educadores do passado e podemos citar  sem medo de errar de educadores da Escola  Olegário Maciel, hoje Escola São Tomás de Aquino
A Escola Dr.Tancredo de Almeida Neves tem matriculados 826 alunos. Oferece aos jovens aquinenses a oportunidade de cursar o Ensino Fundamental e Médio. Enriquece seu universo escolar com Sala de Recursos (Inclusão), Educação Tempo Integral, Telessala e E.J.A. Tem como diretor Domingos Antônio Volpe e as vices, Sandra Maria de Carvalho, Maria Cândida Negrão Oliveira, Maria Aparecida Dizaró Barbosa. 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897