SÃO TOMÁS DE AQUINO

Dogma, a essência artística do aquinense

MEMÓRIA AQUINENSE

Por: Selma Braia | Editoria: cidades | 30/03/2017 | Visualizações: 219

Apresentações do grupo Teatral Dogma - Foto de Reprodução

O grupo teatral Dogma é formado por Adriana Célia Alves, Aline Carneiro, Ana Paula Pascoalino, Bruno Pessoni Neves, e Mariane Moreira Monteiro como sonoplasta. Seus integrantes vieram do Grupo Estudantil de Comunicação Artística, (G.E.C.A). Nesta fase tiveram curso de iniciação e desenvolveram um belo trabalho apresentando peças em toda a região chegando a apresentar-se na cidade de São Paulo. (Neste dia na platéia estava a esposa do então governador Mário Covas). “Tantas apresentações no início, foram fundamentais em nossa formação, enquanto artistas alternativos” diz Aline.
O Grupo G.E.C.A durou três anos e seu tempo foi rico em apresentações em escolas, creche e para grupos de idosos. Com destaque nesta fase, das “artistas” Márcia Luiza Guimarães e Druscila Basílio Alves.
A denominação Dogma surgiu da necessidade de um nome que tivesse a “cara” do grupo. Abrindo o dicionário, a primeira palavra lida foi Dogma que significa princípio básico de determinada crença. “Achamos um nome forte e de certa forma tinha a ver co-nosco” explica Adriana.
Segundo Bruno Pessoni Neves, o grupo, hoje, experimenta uma fase mais madura em que os textos refletem uma preocupação social e educativa de maneira divertida e ágil. O grupo se apresenta onde é requisitado e desenvolve temas de acordo com as ocasiões específicas. É filiado à Federação de Teatro Amador de Patrocínio Paulista, (FE RTAPAP) que está sempre proporcionando cursos e oficinas com renomados profissionais de São Paulo. 
Momento marcante, uma alegria sempre rememorada, foi a participação no Encontro de Teatro Amador do Estado de São Paulo, com a presença da atriz Regina Duarte, em Patrocínio Paulista.
Os planos são muitos, mas o Grupo Teatral Dogma diz, que entre eles, é prioridade a montagem de uma nova peça e o trabalho voluntário na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, onde desenvolverão um projeto com as crianças ensinado teatro e incentivando- os a leitura, pois para Bruno Pessoni é de grande importância formar o público de amanhã.
Talentoso, criativo, dotado de grande sensibilidade artística, Bruno Pessoni Neves é escritor, diretor e também ator no grupo. Um apaixonado pela leitura desde pequeno, e encarna bem a essência artística do aquinense. Não só ele, mas todos os componentes do Dogma, motivo de orgulho para toda sociedade aquinense, merecendo a homenagem quando São Tomás comemora seus 118 anos de existência.
O teatro ao alcance de todos, e o lema. E é para isso que os jovens atores estão trabalhando Enquanto muitos procuram na droga, motivo falso, de afirmação, Dogma é um exemplo para a juventude aquinense levando para a todos, alegria, cultura, sensibilidade e muita emoção.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897