SESC

Sesc tem a posse da PECB e antiga área já pode ser doada à Ufla

Por: João Oliveira | Editoria: cidades | 13/07/2018 | Visualizações: 7911

Presidente interino da Fecomércio/MG, Lúcio Emilio de Faria Júnior, assina retrocessão de área do Sesc à prefeitura que, por sua vez, fará doação à Ufla - Foto de Denis Menezes

Um momento histórico para São Sebastião do Paraíso ocorreu na manhã de sexta-feira (13/7) na sala de reunião da Prefeitura onde várias autoridades testemunharam a assinatura de documento de transferência da Praça de Esportes Castelo Branco (PECB) ao Sesc e assinatura de documento de retrocessão do antigo terreno pertencente à instituição à Prefeitura. Agora, área terá projeto de doação enviado a Câmara Municipal e, se aprovado pelos vereadores, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) já poderá se mobilizar para efetivar a implantação da instituição no município.
O prefeito Walker Américo Oliveira ressaltou a importância do momento para o município paraisense. “É um sonho de toda a comunidade e toda a força política e união de esforços permitiu que este momento acontecesse. Com certeza essas duas instituições no município irão alavancar e fomentar a economia paraisense”, destacou o prefeito. 
Conforme Walkinho, agora, com a assinatura do documento de transferência da PECB e da retrocessão da antiga área pertencente a instituição, o próximo passo é a Câmara Municipal aprovar projeto de doação para que processo seja encerrado por definitivo.
“Agora caberá a ambas as instituições dar prosseguimento, providenciando seus editais, iniciar as obras de reforma. É um movimento que começamos lá em 2016 quando observamos que àquele espaço no Jardim Mediterranèe estava ocioso e não tinha nenhuma iniciativa para que pudesse ser aproveitado, foi quando iniciamos esse trabalho de permuta da Praça de Esportes para devolução da área e, desde então, vínhamos nos mobilizando para chegar ao resultado de hoje. É um passo importante não somente para mim, enquanto prefeito, ou para os vereadores, mas para toda a comunidade”, destacou Walker.
O presidente interino da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio/MG), Lúcio Emilio de Faria Júnior lembrou do momento em que foi assinado com o município o protocolo de intenção que envolveria devolução da área para o município diante da permuta com o Praça de Esporte. “Dada à grandiosidade desse projeto, acreditamos que o processo foi muito rápido e só foi possível porque todos acreditaram. O próximo passo agora e realizar todos os estudos da área, providenciar os projetos e licitações. Vamos mudar todo aquele cenário e será um espaço muito melhor que proporcionará a população paraisense os serviços que são ofertados pelo Sesc”, destacou. 
Lúcio disse ainda que a Associação que hoje ocupa o espaço da PECB poderá usufruir desses serviços oferecidos pela instituição e destacou que a demora da efetivação do Sesc em São Sebastião do Paraíso se deu por um mau planejamento. “A área era muito grande para o Sesc, o que fez com houvesse toda essa demora. Com essa mudança, além de darmos a oportunidade de vir uma boa universidade para Paraíso, o que é muito importante, iremos para um espaço menor, tomando conta e dando visibilidade maior ao esporte, cultura e lazer”, completou.
Para o pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Ronei Ximenes Martins, que esteve representando o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, a equipe tem grande expectativa em relação à doação da área. “A Universidade é parceira do município e também das iniciativas do deputado Carlos Melles e também de todos que estiveram envolvidos para essa vinda do campus da Ufla para cá”, disse.
Segundo Martins, a Ufla agora está desenvolvendo os projetos dos cursos e preparando rotinas acadêmicas e o que é necessário para o funcionamento do campus em São Sebastião do Paraíso. “Esperamos que isso ocorra ainda em 2019. Foram aprovados para Paraíso os cursos de bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia além de três cursos de Engenharia, entre eles Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Engenharia Industrial”, destacou. Conforme o pró-reitor, a intenção é fazer de Paraíso uma referência no desenvolvimento de ciência e tecnologia.
A ex-prefeita Marilda Melles também ressaltou a importância da conquista e, emocionada, lembrou quando pleiteou área no Mediterranèe para a implantação do Sesc em Paraíso. “Hoje comprovamos que a política do bem existe. Cada um tem a sua opção política, mas no momento de se trabalhar para um projeto que traga benefício para a população, há união de todos pelos mesmos objetivos. Estou muito emocionada com o que estou vendo acontecer hoje, é algo que começou há 14 anos e hoje, nosso prefeito, que é um grande empreender, junto dos secretários e da Câmara Municipal, vai entrar para a história de Paraíso. Paraíso vai mudar muito com essas duas grandes instituições respeitadas no Brasil e fora dele”, completou.

 

PRÓXIMO
Com as escrituras devidamente registradas em cartório, expectativa é que agora prefeitura encaminhe para a Câmara Municipal projeto de lei para doação da área que pertencia ao Sesc para a Ufla. Durante a reunião, vereadores ponderam realizar reunião extraordinária para votação do projeto. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Marcelo de Morais, não há a necessidade de extraordinária com urgência, uma vez que a Ufla já foi anunciada e já está no município.
“Todo projeto que entrar na câmara sempre será estudado. Seja comigo como presidente ou não. O executivo pode ficar tranquilo, fazer tudo dentro da normalidade que temos que fazer as coisas dentro da legalidade e transparência, pode fazer tudo calma. Seguindo os preceitos da lei sempre haverá o apoio dos vereadores”, completou.
Estiveram presente à reunião,  o diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc/MG), Luciano de Assis Fagundes, o pró-reitor de graduação da Universidade Federal, Roney Xinemes Martins, a ex-prefeita Marilda Melles, que esteve representando os deputados Carlos Melles e Antônio Carlos Arantes, o tabelião Paulo Roberto Lauria do 2º Tabelionato de Notas, além de secretários municipais, vereadores, entre outros convidados.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897