ENCONTRO FLORADA

Paraíso sedia "Encontro Florada" que reúne cafeicultoras da região

Por: Roberto Nogueira | Editoria: agricultura | 14/07/2018 | Visualizações: 3705

Encontro em Paraíso reunirá mulheres produtoras de cafés especiais do Sul de Minas e Nordeste Paulista - Foto de Divulgação

Na próxima quarta-feira,18, a partir das 13 horas será realizado no Salão Villagran Eventos, em São Sebastião do Paraíso o "Encontro Florada: do coração da mulher para quem ama café". O evento é promovido pelo Grupo 3 Corações que neste ano lançou um projeto e um concurso voltado para atender mulheres que atuam na produção de cafés especiais. A expectativa é de que sejam reunidas cerca de 150 participantes de cidades do Sul de Minas e também do Nordeste Paulista, que terão a presença de cinco pessoas convidadas especiais para palestras e intercambio de informações sobre a produção de café. 
O encontro que deveria ser realizado em Franca (SP) foi trazido para São Sebastião do Paraíso com apoio do da Emater e de outras empresas do setor. São esperadas a participação de cafeicultoras de uma área de abrangência que vai de Poços de Caldas até Franca. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Marco Aurélio Alves de Paula, "onde a mulher está envolvida há grandes chances de sucesso em todos os projetos e empreendimentos". A mesma opinião é compartilhada pelo agrônomo João Bosco Minto. "Temos esta experiência no programa Certifica Minas onde grande parte dos projetos aprovados são comandados por mulheres", acrescenta.
Para encontro a ser realizado em Paraíso está confirmada a participação de convidados especiais como Silvio Leite, que e referência mundial como classificador, degustador e torras de café. Entre as mulheres haverá a participação de Marisa Contreiras, cafeicultora e embaixadora do Projeto Florada; Cintia Matos presidente da IWCA Brasil; além de Patrícia Ferreira, líder do Projeto Florada. Durante o evento haverá o sorteio de cinco máquinas de multibebidas da empresa organizadora do encontro. As inscrições poderão ser feitas no local e são gratuitas. 


O PROJETO
As mulheres estão conquistando espaço no campo, trazendo diversidade e sensibilidade para a produção cafeeira. Em reconhecimento à força dessas cafeicultoras, o Grupo 3 Corações cria uma plataforma exclusiva de apoio e fomentação às conquistas delas no campo. 
Fruto da primeira iniciativa do projeto, o Café 3 Corações Florada edição especial foi cultivado por uma mulher produtora da região do Sul de Minas Gerais e conta com certificado da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e Rainforest Alliance, que garantem qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade. O conceito foi inspirado em uma das fases da produção cafeeira denominada Florada, período em que o campo cafeeiro fica coberto com a beleza e perfume das flores e também onde a natureza dá sua primeira dica sobre a colheita: quanto maior a quantidade de flores, mais café. O blend da bebida possui aroma floral, doçura intensa e notas de caramelo.
O Grupo 3Corações lançou o Projeto Florada, uma plataforma de apoio e fomento a mulheres produtoras de café arábica. O objetivo, segundo a empresa, é levar "diversidade para a cadeia do café e oferecer oportunidades de melhores práticas na produção de cafés especiais". O programa que tem a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), como parceira, prevê assistência técnica e orientação para que cafeicultoras que produzem cafés convencionais possa melhorar a qualidade do grão. Na plataforma, as cafeicultoras terão acesso a informações de melhores práticas na produção de cafés especiais.
A iniciativa inclui a realização de um concurso que premiará os melhores café produzidos pelas participantes do projeto. Elas poderão inscrever seu café da safra 2018/2019 na primeira edição do concurso 3Corações Florada Premiada, que acontecerá em novembro deste ano. Seis delas serão premiadas e terão seus cafés adquiridos pelo grupo empreendedor. O produto será comercializado como Reserva Especial nas versões torrado e moído e em capsulas. 
O conceito deste café especial foi inspirado em uma das fases da produção cafeeira denominada Florada, período em que o campo cafeeiro fica coberto com a beleza e perfume das flores. É também quando a natureza dá sua primeira dica sobre a colheita: quanto mais flor, mais café. Ele tem como característica ser um café de bebida mole, aroma floral adocicado, com sabor de frutas amarelas, notas de caramelo e laranja. Também possui corpo suave e acidez levemente cítrica. Ainda são suas características a doçura intensa, torra média e moagem fina. Fruto da primeira iniciativa do Projeto o Café Florada tem origem na Fazenda Santa Tereza, cultivado por Jane Muniz, cafeicultora da região Sul de Minas. Este café conta com certificados que garantem a sua qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897