ELY VIEITEZ LISBOA

Modernidades

Por: Ely VIeitez Lisboa | Editoria: cultura | 14/07/2018 | Visualizações: 3644

- Foto de Reprodução

De vez em quando surge uma novidade, que, batizada com um nome moderno, faz sucesso. O dernier cri atualmente são as Fake News.
Uma praga, a "doença" se alastra como se algo novo fora. No entanto, ela sempre existiu, com algumas diferenças. Muitas vezes perguntaram-me se era verdade isso ou aquilo, sobre minha vida ou a de amigos. Versões as mais diversas rolavam de boca em boca, sem nada de verdade. E cada um ia repetindo "sua história", de acordo com sua imaginação fértil. 
Hoje, no entanto, existe algo novo__ a Rede Social. Todos têm celulares, aplicativos, What's up, Facebook, You Tube e outras modalidades de comunicação. Como zumbis, as pessoas estão quase todo o tempo vidradas nos seus aparelhinhos, lendo e mandando mensagens.  
Da nova realidade para o surgimento das chamadas Fakes News foi um pulo. Que fenômeno aparentemente moderno é este? Cabeças ocas, pessoas que não têm o que fazer inventam notícias, criam novidades, tentando chamar a atenção, denegrir alguém, destruir reputações, tudo para escandalizar as pessoas com seu mundinho medíocre. E a rede social é perfeita para saciar a fome dos doentes de atenção popular.
Assim foi criado, então, o nome atraente para a aparente novidade: Fake News. Há, no entanto, uma diferença: antes de surgir a expressão, os tolos  (ignorantes ou mal informados) faziam isto só por curiosidade ou para preencher suas vidas vazias. Hoje, a mania ficou mais perniciosa: fazem por maldade. E a coisa pegou tanto que autoridades tomaram atitudes drásticas. 
Então veio a grande notícia: Meios de Comunicação importantes, nomes expressivos da mídia criaram um projeto para combater as Fakes News: Projeto Comprova. A preocupação maior são as eleições próximas. Mentes daninhas podem inventar fatos e notícias contra este ou aquele candidato, influenciando eleitores incautos. 
Pensei então com meus botões: o que alimenta esta turba nefasta dos criadores das Fakes News é o apadri-nhamento de uma personagem muito conhecida, que tem vários nomes e que deu o primeiro golpe em tempos ime-moriais. Ele peitou a autoridade maior e até hoje grande é seu reino, com milhões de adeptos.
Por que Deus terá permitido? Mistério. ELE raramente reponde meus e-mails elucidando-me...


Vieitez Lisboa é escritora.
E-mail: elyvieitez@uol.com.br

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897