AMARAÍ

Amaraí que fez dupla com Belmonte, morre aos 77 anos

Por: Nelson de Paula Duarte | Editoria: cidades | 23/07/2018 | Visualizações: 2070

Cantor e compositor Amaraí - Foto de Reprodução

Vítima de infarto, o cantor e compositor Amaraí que se notabilizou fazendo dupla com Belmonte, faleceu aos 77 anos, sábado (21/7). Foi sepultado no cemitério municipal de Alfenas na tarde de domingo. Amaraí tinha ligação estreita com São Sebastião do Paraíso onde residiu e apresentou programas de rádio.
Domingos Sabino da Cunha, o Amaraí era natural de Rui Barbosa, no Estado da Bahia, mas sua família mudou-se para Rio Verde, em Goiás, onde aos 16 anos formou dupla com Amoroso. Tempos depois a dupla foi desfeita e Amaraí foi para São Paulo, cantando na noite. Consta que Belmonte e Amaraí se conheceram no conhecido “Café dos Artistas”, um bar na avenida São João esquina com o Largo Paissandu, onde se reuniam músicos e cantores do gênero sertanejo e empresários circenses. A dupla foi formada em 1964, e o primeiro disco LP lançado em 1966. A faixa Saudade de Minha Terra, composição do mineiro Goiá tornou-se um hino da música sertaneja.
Belmonte faleceu em acidente de automóvel em 1972, próximo a Santa Cruz das Palmeiras (SP). Amaraí cantou com outros parceiros, dentre eles Tibagi que também morou em São Sebastião do Paraíso, onde está sepultado. Há 17 anos Amaraí cantava com seu filho Francis Douglas da Cunha que passou a utilizar o nome artístico Belmonte, tendo em vista que Amaraí tinha registrado o direito de utilização do nome da dupla que se imortalizou.
Depois de residir em São Sebastião do Paraíso por muitos anos, Amaraí mudou-se para Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e há quase um ano se transferiu para Serrania, próximo a Alfenas onde seu filho, Francis, o atual Belmonte, mora há 12 anos.
Amaraí quando em Paraíso teve problema cardíaco, e sofreu infarto, que no último sábado, muitos anos depois, se repetiu fulminante. O corpo foi velado em Alfenas e sepultado às 17h de domingo.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897