CRÔNICA - Joel Cintra Borges

Duas penas

Por: Joel Cintra Borges | Editoria: cultura | 01/04/2017 | Visualizações: 168

-

Hoje meus hóspedes matinais deixaram para mim dois presentes aparentemente simples, mas, na realidade, bem complexos: duas penas de vôo, que são aquelas maiores que ficam nas asas.
'A pena é feita de queratina, uma substância produzida pela pele e responsável pelas unhas, escamas dos peixes e répteis, chifres das vacas e espinhos dos ouriços.  As penas são, ao mesmo tempo, delicadas, leves e extremamente resistentes.
'A pena de vôo é composta basicamente de haste, que é oca, e barbas. A parte da haste que fica enterrada na pele recebe o nome de cálamo.
Charles Darwin, o famoso naturalista inglês criador da Teoria da Evolução, navegou durante cinco anos, praticamente pelo mundo todo, a bordo  de um navio da Inglaterra, pesquisando todo tipo de animais e observando cuidadosamente as diferenças entre eles.
Muito inteligente e metódico, viu que pássaros da mesma espécie que viviam em ilhas diferentes, com o passar das gerações e com a pressão da necessidade, adaptavam-se às condições locais. Por exemplo, se o solo era de pedras, as aves eram providas de bicos finos e pontudos, para pegar insetos nas frestas das pedras. Se o solo era arenoso, os bicos eram mais grossos e sem ponta. Tudo de acordo com a necessidade!
Essas observações e certamente profundas reflexões nesses cinco anos de pesquisa e meditação, levaram-no a uma ideia maior: tudo aquilo que chamamos vida surgiu de um princípio único: uma minúscula célula viva nas águas do mar, e ela foi se multiplicando, uma espécie originando outra, sempre de acordo com as necessidades do ambiente. Isso deu origem, após centenas de milhares de anos, a dois reinos aparentemente distintos, mas que surgiram do mesmo ponto: o reino animal e o reino vegetal.
As asas das aves, por exemplo, correspondem aos nossos braços, inclusive com ossos e músculos parecidos. As penas são variações dos pelos, feitos da mesma queratina.
Engraçado é que Darwin guardou esssas anotações preciosas por vinte anos, porque temia que a Teoria da Evolução das Espécies mataria a ideia de Deus, e sua esposa era muito religiosa!
A realidade, no entanto, é que o Criador tem muitas formas de criar diferentes formas de vida. Inclusive a própria evolução!

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897