CHILE

Olavo Oliveira disputou o Pan da Juventude no Chile

Por: Gérson Peres Batista | Editoria: esporte | 01/08/2018 | Visualizações: 4101

Olavo Tadeu Carvalho Olveira iniciando mais um confronto no Pan-Americano 2018, no Chile - Foto de CXSSP

Realizado de 22 a 28 de julho em Santiago, no Chile, o XXIX Festival Pan-Americano da Juventude 2018.
O evento é uma promoção da FIDE Américas e contou pontos para o ranking internacional, classificando ainda jogadores para o Campeonato Mundial 2018.
Participaram 626 jogadores no Festival, que apontou os campeões nas categorias Sub8, Sub10, Sub12, Sub14, Sub16 e Sub18 – nos naipes Absoluto e Feminino.
O Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso esteve representado pelo talentoso enxadrista Olavo Tadeu Carvalho Oliveira, que é treinado pelo grande mestre paraisense Evandro Amorim Barbosa.
Olavo Oliveira tem 7 anos de idade e jogou na categoria Sub8 o Pan. Em 2019 então que é seu “ano bom”, pois será o último nesta categoria, estando mais experiente e com muitos dos seus adversários diretos deste ano tendo subido já para o Sub10.
Olavo fez 4,5 pontos nas 9 rodadas da competição, terminando em 28º lugar.
Foram 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, enfrentando adversários do Chile, Uruguai, Peru, Jamaica, México e Brasil.
A categoria Sub8 Absoluto contou com jogadores de 22 países.
Olavo falou ao JS que “todas as crianças jogam muito bem e são as melhores de cada país“!
Afirmou ainda: “Muito legal jogar xadrez no Chile e fazer amigos de várias nacionalidades. Reencontrei meu amigo Samuel, da Bolívia, que conheci no Mundial do ano passado”.
Olavo ganhou lembrancinhas e moedas de vários países. “Desde o Mundial de 2017 venho colecionando moedas de outros países”, disse.
Foi uma excelente experiência então para o atleta Olavo Oliveira a presença no Pan 2018, reforçando ainda mais seu currículo de participação em grandes torneios.
Olavo tem consquistado campeonatos expressivos como o Mineiro Sub8 e o Brasileiro Escolar, além do vice-campeonato no Brasileiro Sub8.
Para a viagem ao Chile, ele esteve acompanhado de seus pais Tânia Carvalho Oliveira e Leandro Oliveira, e do irmão Tobias Luiz Carvalho de Oliveira.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897