CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2224

Por: Redação | Editoria: cidades | 01/08/2018 | Visualizações: 1250

- Foto de Reprodução

AGRONOMIA
Boa notícia, digna de destaque, nos é dada pelo diretor da Faculdade Calafiori, Marcio Calafiori, dando conta que foi aprovado pelo MEC mais um curso para aquela instituição, desta vez a Faculdade de Agronomia. Na edição do próximo sábado o Jornal do Sudoeste trará informações detalhadas, inclusive sobre o vestibular.


BASTIDORES
O deputado federal Carlos Melles reuniu-se no início da semana em seu escritório com  representantes políticos da cidade e principalmente representantes do Distrito da Guardinha. Foi tratado sobre uma pauta relacionada à comunidade apontando as principais reivindicações da comunidade. Foram elencados temas, por exemplo, o reforço no sistema de fornecimento de medicamentos, fortalecer o policiamento, reforma do grupo, pavimentação de ruas, projetos esportivos, melhoria na iluminação pública, investimento no esgoto, entre outros assuntos que são prioritários.


ASFALTO
O principal assunto debatido foi sobre o asfalto que liga Paraíso ao Distrito. Foi explicado que o projeto está paralisado e que qualquer movimentação dependeria da boa vontade do atual governador Fernando Pimentel. Diante da situação do governo que nunca teve interesse no assunto por questões políticas, o tema ficou adormecido. O projeto foi lançado em 2010, mas Pimentel engavetou. A expectativa é ser colocado em prática, obviamente se outro candidato a governador foi eleito.


PECADO
O Jornal do Sudoeste esteve na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte quando foram assinadas autorizações para asfaltamento de rodovias em diversos municípios. Na região, o de Monte Santo de Minas para o Distrito de Milagre, e de Paraíso para Guardinha. E nesse período de lá para cá, muitas cobranças foram feitas sobre a execução da obra. O pecado do deputado Carlos Melles é ter “aguentado a bucha” este tempo todo, sem ter esclarecido que o asfalto ainda não saiu por conta do governo do PT. Não precisava ter passado certos desgastes que passou, se tivesse colocado a boca no trombone.


VISITA
Na tarde de terça-feira quem visitou a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, foi o deputado federal Aelton Freitas. Estava acompanhado do vereador Paulo César de Oliveira, o Tatuzinho, com quem o parlamentar tem feito um trabalho parceiro n município. A intenção era de visitar o prefeito Walker Américo que estava ausente do gabinete, justificado por motivo de viagem. O deputado tem destinando recursos de sua emenda parlamentar e feito indicações de recursos e veículos por Paraíso. 


CAUSA
Vânia Mumic fundadora da Associação Anjos de Resgate de Defesa dos Animais está colocando seu nome para concorrer como pré-candidata a deputada estadual por São Sebastião do Paraíso. A causa em defesa dos animais é a principal bandeira. Vânia foi bancária, e tem sangue de político. Neta do sempre lembrado prefeito Alípio Mumic, que numa época de poucos recursos, em dois mandatos deu grande impulso no município paraisense. 


PERFIL
O perfil do eleitorado brasileiro para as Eleições Gerais 2018 será divulgado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, às 11h desta quarta-feira, dia 1º de agosto. O evento ocorrerá no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), localizado no 3º andar do edifício-sede do Tribunal, e marcará a inauguração do local.Os dados estatísticos que serão divulgados traçam o perfil do eleitorado brasileiro apto a participar das eleições gerais de outubro. Esses dados permitem avaliar a evolução do eleitorado ao longo dos últimos anos. As informações foram obtidas a partir dos dados do cadastro eleitoral, fechado no dia 9 de maio deste ano.


CANDIDATURAS
Termina no próximo domingo, 5, o prazo para a realização das convenções partidárias que definirão quais serão os candidatos oficiais para as próximas eleições.Nos últimos dias tem-se aumentado as conversações entre candidatos ao governo e ainda é possível surgirem surpresas principalmente as de última hora com a desistência de certas candidaturas e confirmação de nomes que concorrerão a outros cargos como o Senado por exemplo. O resultado de todas estas situações e possibilidades será conhecido a partir da próxima segunda-feira, 6 de agosto. 


CANÇÃO NOVA
Embora apareça duas vezes na lista entre as cidades que deverão receber o sinal HD da Canção Nova ainda neste ano, não se sabe por qual motivo Paraíso está sendo preterido na instalação dos equipamentos por outros municípios menores como Cássia e Carmo do Rio Claro, por exemplo. Estimativa da emissora é de que 99 cidades mineiras serão atendidas. Deste total, 40 instalações foram feitas no primeiro semestre. Publicação do Diário Oficial da União aponta que no dia 29 de junho a coordenação geral de outorgas do Ministério das Comunicações despachou e aprovou o local de instalação em Paraíso da estação digital e utilização dos equipamentos da Fundação João Paulo II, mantenedora da Canção Nova. Nas próximas semanas já podem iniciar os testes das transmissões digitais no canal 39 na cidade, se quiserem.  


DEU BO
Os deputados mineiros aprovaram em segundo turno o Projeto de Lei nº 1.083/15 que cria regras para proteger dados de boletins de ocorrência. A iniciativa limita o acesso aos dados de boletins de ocorrência e prevê medidas de proteção a vítimas, testemunhas, policiais e agentes de segurança envolvidos no registro. O objetivo é preservar o sigilo dos dados das partes e servidores que constem dos boletins de ocorrência, de modo a garantir sua segurança, sem retirar o direito de acesso às informações pelas pessoas legalmente indicadas. A matéria foi aprovada em Plenário com três emendas.


EMATER
Por falta de pagamento da Prefeitura a Emater voltou novamente a fechar as portas em Paraíso. Esta não é a primeira que o escritório passa por este transtorno e deixa de prestar serviços aos pequenos produtores, que é quem é mais afetado com a situação. Segundo apurado por esta coluna, o motivo do atraso teria sido viagem da secretária responsável pela pasta, Yara Borges, que teria deixado responsabilidade a terceiros e que não efetuaram o pagamento. De acordo com o gerente regional da Emater em Guaxupé, Willen Guilherme, a promessa é que o pagamento seja feito até nesta quarta (1/8) e o serviço seja retomado no município.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897