VIOLA BRASILEIRA

Músico Reinaldo Toledo prepara CD “11 Estudos Para Viola Brasileira”

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cultura | 03/08/2018 | Visualizações: 4623

Cassiense Reinaldo Toledo se dedica a música caipira instrumental e apresenta seu trabalho - Foto de Divulgação

Reinaldo Toledo é um músico que abraçou a viola e com ela tem realizado um trabalho musical pautado nas raízes que o instrumento proporciona uma viagem gostosa nos sons que consegue instruir. Natural de Cássia ele está residindo em Franca (SP) onde exerce seu trabalho. Um deles é fruto da dedicação de anos de estudos e que tem no CD 11 Estudos Para a Viola Brasileira um dos frutos de sua existência.
Reinaldo Toledo reside em Franca há cinco anos.  Ele possui formação como músico sendo formado pela Faculdade Federal de Uberlândia e leciona em escola de Franca bem como no Projeto Guri. Seu envolvimento com a música começou aos 9 anos de idade, quando ele passou a integrar o coral Pequenos Cantores de Cássia e, posteriormente, aos 10, à Banda Maestro Godofredo de Barros. 
A música está por toda parte no dia a dia de Reinaldo Toledo. E não é de hoje que as melodias, sons, letras e ritmos fazem parte de sua vida. "Lembro-me que desde criança minha mãe Paulina Toledo fazia os trabalhos de casa cantando o tempo todo, ouvindo músicas de Roberto Carlos, Billy Vaughn e orquestra, programações da rádio local. Eu ficava ali ouvindo tudo, cantando junto com ela. Nessa época, minha influência foi totalmente de minha mãe e das músicas que ela ouvia", conta. 
Foi o primeiro passo para que aos oito anos, ele ganhasse do pai Gilberto Toledo, um violão, ensinando ao filho, os primeiros toques. "Além do meu pai, tive outra pessoa importante também na minha iniciação ao violão, meu tio Vicente, que também me ensinava". 
Antes de se dedicar à viola caipira ele se enveredou por outros estilos musicais. “Aos 13 anos, passei a tocar em bandas de formatura e a viver da música. A música está em minha vida desde a infância”, disse Reinaldo. Neste período ele tem participado de vários festivais, encontros e outras apresentações sempre com sua viola.
Além de educador, Reinaldo vem obtendo reconhecimento por seu talento como violeiro através de apresentações e premiações em festivais, sendo apontado atualmente como novo expoente da viola de dez cordas no Estado de São Paulo. Nos últimos anos ganhou prêmios, como em 2011 de "Melhor Intérprete" no Iº Festival Nacional de Viola de Cruzeiro dos Peixotos. Foi vencedor em primeiro lugar na Categoria Instrumental no Festival Minas com a Corda Toda – 2º Festival Viola Encena. Depois em 2016, ficou com o 2º lugar na Categoria Instrumental do II Festival Patos e Viola. Ele também foi destaque para o Prêmio Mapa Cultural Paulista 2015/2016, na categoria instrumental solo.
Mais recentemente Reinaldo Toledo tem feito apresentações no Mapa Cultural Paulista, inclusive tendo uma participação especial no CD do circuito de 2015/2016 Música Instrumental e no IIº Festival Patos & Viola, 2016 e Viola Paulista, vol. 1, Selo Sesc, 2018. Neste sábado o músico se apresenta no SESI Franca a partir das 20 horas na etapa regional e fase semifinal do Festival da Canção Brasileira. Suas músicas serão apresentadas nos intervalos de cada apresentação dos 10 concorrentes e já será uma prévia do que poderá ser encontrado no CD que está prestes a ser lançado.

 

CD 11 Estudos
O CD 11 Estudos Para a Viola Brasileira é composto por 11 faixas de música caipira instrumental. O objetivo é valorizar e estimular a expressão musical. O repertório é diverso e composto de polcas, cateretês, pagodes caipiras, baiões, choros paulistas e melodias que existem por si só. O álbum tem curadoria e direção musical do professor, músico, compositor, pesquisador de viola caipira, Ivan Vilela e tem como objetivo divulgar os artistas que estão em início de carreira.
No texto de apresentação do encarte do CD o professor faz revelações sobre seu pupilo destacando o potencial do jovem artista. "A música que brota de Reinaldo Toledo é surpreendente. Por trás do músico tímido e discreto, manifesta-se um vulcão de criatividade que vem ao mundo através da música. A viola é a sua verdadeira porta-voz", descreve.
Numa avaliação o trabalho desenvolvido também não faltam elogios e reconhecimento pela capacidade desenvolvida e apresentada. "Seus Estudos são criativos e chegam com saber e sabor, ou seja, estuda-se a técnica através de músicas bem construídas, dotadas de inteligência e beleza. Ele explora com sutileza ritmos clássicos do cancioneiro caipira, mas sempre os expõe a partir de outras perspectivas e caminhos sonoros.
Ainda sobre o repertório, o professor de viola da USP destaca que o trabalho de Reinaldo Toledo é bem variado sendo composto de polcas, cateretês, pagodes caipiras, baiões, choros paulistas e melodias que existem por si só. "O uso de recursos idiomáticos como melodias em terças e sextas, repetições no grave de melodias apresentadas no agudo, troca de regiões na condução melódica, trêmolos, harmonias pouco comuns dentro do cancioneiro da viola e a fusão rítmica do baião com o pagode iluminam esses Estudos", descreve Ivan.
O repertório que Reinaldo toca é diverso e composto de polcas, cateretês, pagodes caipiras, baiões, choros paulistas e melodias que existem por si só. O uso de recursos idiomáticos como melodias em terças e sextas, repetições no grave de melodias apresentadas no agudo, troca de regiões na condução melódica, trêmolos, harmonias pouco comuns dentro do cancioneiro da viola e a fusão rítmica do baião com o pagode iluminam esses Estudos.
O professor conclui dizendo que com sua música, Reinaldo conduz a uma atmosfera de sensibilidade e beleza dando assim uma imensa contribuição ao mundo da viola. "Adiante, Reinaldo, você tem sempre muito a dizer com o instrumento nas mãos", finaliza.
O CD teve Direção Executiva e Musical de Reinaldo Toledo e foi produzido por ele em parceria com o também músico André Bolela. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho do violeiro e professor de música, acesse o site: http://reinaldotoledo.wix.com/reinaldotoledo. Também é possível ter acesso ao material produzido através das plataformas digitais Spotify e https://open.spotify.com/album/3ZQoTymUGWs38yaYTc9irR e na Deezer
https://www.deezer.com/br/album/66585182. 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897