CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2225

Por: Redação | Editoria: cidades | 05/08/2018 | Visualizações: 2267

- Foto de Reprodução

CONCURSO
Depois da lista com a relação candidato por vaga foi divulgado, nesta sexta-feira, a Câmara de Paraíso divulgou a relação dos candidatos que pagaram a taxa de inscrição e estão com seus respectivos nomes confirmados para o certame. Anteriormente já havia sido divulgada uma relação daqueles que pediram isenção da taxa e que seus pleitos foram deferidos ou não. Passo a passo o certame vai se definindo e em breve chegará o dia da prova. 


RETOMADA
Por falar em Câmara, na próxima segunda-feira, 6, acontecerá o retorno dos vereadores às Sessões Ordinárias após o recesso de julho. A primeira reunião do Legislativo promete começar quente. O presidente Marcelo de Morais anunciou que fará uso da tribuna e fará esclarecimentos em relação a ação de improbidade administrativa patrocinada pelo Ministério Público, contra ele e outros dois ex-presidentes e nove funcionários da casa. Expectativa de casa cheia porque o que tinha de gente nas redes sociais dizendo que irá comparecer, pode ocorrer que o plenário fique pequeno para tanto público. 


POSTO DE COLETA
Paraíso não conseguiu, mas em Muzambinho, município bem menor, foi implantado em julho um posto de coleta de sangue em um trabalho desenvolvido pelos políticos locais e com a ajuda dos deputados aliados. A comunidade de lá já está sendo assistida através de uma parceria com o Instituto Federal Sul de Minas. Vereadores estão entre os que arregaçaram as mangas para o trabalho. 


COPASA
Nesta terça-feira,7, a partir das 10 horas da manhã, acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais uma audiência pública. Serão debatidos os problemas que a Copasa vem causando em municípios mineiros. Na pauta questões como falta de água, tratamento de esgoto que não é realizado, mas é cobrado e poluição de rios que têm sido motivo de CPI’s em várias cidades. Convite feito. 


CONVOCADA
A diretora-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Inácio Meireles Chenna foi convocada a prestar, pessoalmente, informações sobre as ações e investimentos da empresa, na Assembleia. O requerimento de convocação é assinado pelos deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB) e Fabiano Tolentino (PPS), respectivamente, presidente e vice-presidente da comissão. Os parlamentares invocaram o artigo 54 da Constituição do Estado para destacar que, em caso de ausência injustificada, a presidente da Copasa será responsabilizada. Da última vez que foi convidada, em 2017, Sinara Meireles não compareceu. 


ELEITORADO
Nas Eleições 2018, 15.700.966 eleitores mineiros estarão aptos a votar. Esta e outras informações oficiais do eleitorado brasileiro já estão disponíveis no site do TRE. Minas Gerais continua sendo o segundo maior colégio eleitoral do país, concentrando 10,65% do eleitorado brasileiro - que, para o pleito deste ano, será de 147.302.354 eleitores. O estado com maior número de eleitores é São Paulo. No caso de São Sebastião do Paraíso são 50.334 eleitores aptos a votar neste pleito


CONVENÇÕES
Termina neste domingo o prazo para que os partidos políticos possam realizar convenções para escolher oficialmente candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital.Depois, segundo o calendário eleitoral de 2018, eles têm até as 19h do dia 15 de agosto para apresentar ao TSE o requerimento de registro de candidatos a todos os cargos pleiteados. No dia 16 de agosto, ficará permitida a propaganda eleitoral. A partir desta segunda-feira,6, já é possível ter uma prévia de quem é quem.


ACISSP
E a chamada Feira do Brás, realizada recentemente no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho, causou mesmo aborrecimento e indignação a um grande número de lojistas de Paraíso. Nesta semana voltaram a procurar a Associação Comercial e Industrial pedindo fossem tomadas providências jurídicas contra agentes da prefeitura, por terem concedido alvará. No ponto de vista deles e da própria ACISSP, a concessão foi irregular. Na prefeitura garantiram que o alvará foi aprovado de acordo com lei vigente. Pelo visto, a feira ainda dará muito pano para mangas.


RECLAMOU
A ex-diretora administrativa da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, Maria Helena Campos Prado de Andrade ocupou o cargo por pouco mais de um ano. Admitida em setembro de 2015, foi demitida em dezembro de 2016 logo depois da intervenção feita naquela instituição. Ingressou na Justiça do Trabalho com reclamação trabalhista pedindo a “bagatela” de R$ 140 mil.


JUSTA CAUSA
O juiz da Vara do Trabalho de São Sebastião do Paraíso, Luciano José de Oliveira em decisão datada no dia 31 de julho, julgou a reclamação trabalhista da ex-diretora Maria Helena Campos Prado de Andrade, e entendeu que ela tem direito apenas ao equivalente ao equivalente ao 13.º salário relativo ao ano de 2016, algo em torno de R$ 12.410,00 valor que ela percebia por mês, acrescidos de multa. A ex-diretora disse ter sido “acusada injustamente de haver praticado ato de improbidade e sofreu dano moral”. Mas o juiz Luciano José de Oliveira acatou o alegado pela Santa Casa, ao demiti-la por justa causa.


SEM DÚVIDA
Chamou a atenção trecho da petição da ex-administradora em sua reclamação à Justiça do Trabalho. Segundo afirmou, “conforme o passar dos anos, infelizmente, a Santa Casa desta cidade ficou marcada pela má-gestão de seus diretores, fato público e notório”. O juiz julgador destacou que “ela própria era uma das diretoras”.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897