SAÚDE ANIMAL

Gastrite aguda

Por: Rogério Calçado Martins | Editoria: saude | 04/08/2018 | Visualizações: 1449

- Foto de Reprodução

A gastrite aguda, muito comum em cães e gatos, apresenta vários tipos de “causadores”. Frequentemente, a etiologia (causa) é difícil (ou impossível) de ser identificada e o diagnóstico de gastrite aguda é confirmado quando os sinais da doença são rápidos e auto-limitantes.
A causa mais comum está relacionada à ingestão de alimentos inapropriados para as espécies canina e felina. A ingestão de material estranho, vegetais (grama, matos), toxinas vegetais (plantas) e pêlos também provoca gastrite por irritação. 
Diversos medicamentos, principalmente quando mal usados, como por exemplo, antiinflamatórios e antibióticos podem causar gastrite.
Determinados agentes infecciosos podem provocar gastrite aguda, como o Coronavírus, o Parvovírus, o vírus da Hepatite Canina e o vírus da Cinomose. Esses agentes ocasionam inflamação extensa das vias digestivas.
As reações alérgicas a antígenos alimentares podem provocar episódios repetidos de gastrite aguda em alguns cães e gatos. 
Os sinais clínicos primários são o vômito e a salivação (intensa). As características do vômito dependem da gravidade da lesão gástrica. Vômitos de água e alimento estão associados a processos simples, enquanto que episódios repetidos de vômito com líquido amarelo-esverdeado ou amarronzado estão associados com quadro de gastrite mais importante. Quando há presença de sangue no vômito a lesão gástrica é considerada grave.
Para qualquer caso de gastrite (leve, moderada ou grave), o animal deve ser levado à uma clínica veterinária de pequenos animais para que o médico-veterinário faça um exame clínico e físico completo, podendo haver necessidade de exames complementares, e inicie rapidamente o melhor tratamento para cada caso.

*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS – médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897