CRÔNICA HISTÓRICA DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO:

História da imprensa paraisense – Parte 7

Por: Luiz Carlos Pais | Editoria: cidades | 02/04/2017 | Visualizações: 341

- Foto de Reprodução

Quanto ao jornal Libelo do Povo, lançado em 1930 por João Borges de Moura, cumpre reforçar a sua importância como referência para jornais da imprensa nacional. Como foi mencionado, o jornal publicou artigo do chefe do Partido Republicano Mineiro, José de Souza Soares, expressando seu apoio ao ex-governador paulista, Sales de Oliveira à presidência da República, candidatura que não se concretizou devido à decretação do Estado Novo, em outubro de 1937. Entretanto, três meses antes, foi noticiado que, como acontecia em todo o Estado de São Paulo, no sudoeste mineiro, havia uma intensa propaganda em favor da candidatura paulista, contando com apoio de São Sebastião do Paraíso, Muzambinho, Guaxupé, Arceburgo, Monte Santo, Arari, Jacuí, Cássia, Passos, São Tomás de Aquino e Ibiraci, entre outros municípios. Sobre esse apoio, Souza Soares expressou-se nos seguintes termos:
“Os meus companheiros do PRM estão cientes da minha atitude, que acaba de ser aprovada pelo eminente chefe e grande amigo Dr. Artur Bernardes, que em carta expedida, do Rio, escreveu-me naquele sentido. O ilustre brasileiro disse que eu agi bem. É o quanto basta. Devo declarar aos meus amigos que a minha atitude foi aprovada pelo chefe do meu partido, a cuja comissão executiva e somente a ela dou contas dos meus atos como aos meus conterrâneos”.
Quanto ao sentido da expressão “Libelo do Povo”, observamos que termo latino libello significa “petição popular”. O jornalista paraisense retoma a expressão criada em meados do século 19, título do livro do jornalista, advogado e político, Francisco Sales Torres Homem, que não se intimidou em apresentar veemente protesto sobre o que ele entendia ser os descaminhos do Segundo Reinado. Essa obra passou a ser símbolo do jornalismo combativo. Na década de 1930, era usada para expressar a indignação popular e o compromisso de não se esmoreciam diante da vigilância oficial das cortes. 
Na edição do mês de julho de 1935, a renomado periódico O Malho, do Rio, noticiou o lançamento de mais um órgão da imprensa de São Sebastião do Paraíso, a Revista Ilustrada, que seguia a orientação do jornalista João Borges de Moura. Essa divulgação foi redigida nos seguintes termos: 
“Acaba de aparecer essa bem-feita publicação, que obedece à orientação geral do jornalista mineiro João Borges de Moura, nosso confrade do Libelo do Povo. Trata-se de um volumoso repertório de belas produções literárias e vasta reportagem fotográfica referente a coisas e personalidades da florescente cidade de São Sebastião do Paraíso. A colaboração de intelectuais é variada e interessante, a feitura da revista é a melhor possível e obedece a um lúcido critério selecionador que pode servir de modelo a outras congêneres. Impressa a várias corres, tem a Revista Ilustrada, como ilustração da capa a famosa matriz da cidade, dedicada ao padroeiro local o mártir São Sebastião”. 
Em fevereiro de 1935, um jornal mineiro de Ibiraci transcreveu artigo publicado no Libelo do Povo, focalizando as consequências indesejáveis do vício do jogo e denunciando o funcionamento de casas de diversão, estabelecidas no centro da cidade. Alguns anos depois, o mesmo jornal, ao noticiar o aniversário de publicação do mesmo periódico paraisense, expressou que o jornal editado por João Borges de Moura tinha conquistado fama, devido sua qualidade, impressão nítida e matérias fartas e variadas.
O Libelo do Povo teve sua trajetória encerrada, por volta de 1938, por imposição de um órgão criado no Estado Novo, para exercer censura prévia ferrenha vigilância de todas as instituições sócias, bem como para fazer propaganda os ideais inspirados no fascismo, defendidos naqueles anos que prenunciavam a Segunda Guerra Mundial. Quando arrefeceu a fase mais truculenta da Ditadura Vargas, o jornalista paraisense não conseguiu autorização para reabrir o jornal.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897