QUÉNIA

Agricultores do Quênia visitam Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Editoria: agricultura | 05/04/2017 | Visualizações: 1324

Quenianos visitaram lavouras de café do Sul de Minas - Foto de Reprodução

Uma comitiva de agricultores quenianos está em visita de intercâmbio no Brasil para conhecer a tecnologia brasileira no cultivo de várias culturas. O grupo chegou segunda-feira (3/4), a São Sebastião do Paraíso onde foi recepcionada pela equipe da empresa Via Verde Consultoria, que acompanha o trabalho de integração e as visitas técnicas realizadas no município e na região. Conforme o agrônomo e sócio da empresa Murilo Bettarello, “é importante compartilhar as boas práticas e promover a troca de experiências entre os produtores dos dois países”, comenta. 
O grupo está no Brasil há cerca de duas semanas para uma visita de conhecimentos sobre a cultura regional. Tem participado de várias atividades como a 6ª FEMEC (Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais), realizada em Uberlândia. O evento realizado no período de 22 a 25 de março movimentou um receita de R$ 219 milhões e reuniu público superior a 52 mil pessoas. “Eles passaram por esta feira onde participaram de um congresso e também visitaram lavouras de café do cerrado, na Serra do Salitre em Araxá  e na Alta Mogiana, de Franca, Altinópolis e Santo Antônio da Alegria (SP)”, descreve Murilo.
O grupo chegou a Paraíso no final da tarde de segunda-feira (3/4). “Eles vieram conhecer o que a gente consegue fazer de bom aqui com a nossa agricultura que é referência para eles. Havia a curiosidade de como a gente consegue ajudar os produtores e o que estamos fazendo é mostrar algumas práticas de manejo como a irrigação e a mecanização que aqui no Brasil é bastante avançada”, explica Murilo. 
O agrônomo e consultor citou que o manejo do mato e do solo é muito importante aos quenianos. “Eles se interessaram muito sobre a maneira como a gente enriquece o solo com matéria orgânica e ficaram impressionados. Conseguimos mostrar um pouco da cafeicultura brasileira e do excelente trabalho que os nossos produtores de café fazem aqui no Brasil”, comenta Murilo.

 

Na passagem por Paraíso ontem a comitiva visitou o depósito de café e as instalações da empresa Peneira Alta Armazéns Gerais. Em seguida o grupo foi conhecer a produção de verduras pelo sistema de hidroponia, na Fazenda Campo Alegre, onde o engenheiro agrônomo e empreendedor Mauro Westin e sua esposa Rosimar Gonçalves Westin, cultivam os produtos da marca “Folha Bela”. A propriedade também recebe assistência técnica da Via Verde. 

 

Para Murilo esta troca de experiência é muito importante e agrega valor aos conhecimentos adquiridos sobre a cultura desenvolvida em diferentes países. “É interessante este intercâmbio por nos permitir prestarmos nossa consultoria para pessoas de outras culturas e ao mesmo tempo aprendermos com eles que vêm aqui, abrindo portas para que também nós possamos ir conhecer o trabalho que é feito em outros países”, afirma Murilo. Ele ressalta que as boas práticas devem ser compartilhadas possibilitando boas práticas de manejo, além de aumento de qualidade e de produtividade, completa.
INTERCÂMBIO
Em julho de 2010, o Brasil e o assinaram vários acordos de cooperação bilateral, incluindo um em tecnologia de bio-combustível, agricultura, indústria, energia, exploração dos recursos naturais e habitação. Os acordos também implicaram na cooperação em energia, comércio e promoção do investimento e cooperação entre os Institutos de Serviços Externos do Quênia e do Brasil.
Delegações quenianas tem visitado o país com frequência nos últimos anos para entender como o Brasil conseguiu avançar na integração de suas políticas e programas sociais. As visitas técnicas ocorrem nas áreas de nutrição, combate à fome, renda mínima, alimentação escolar e fomento à agricultura familiar. As comitivas têm percorrido diferentes regiões brasileiras conhecendo projetos relacionados a alimentação escolar e fomento à agricultura familiar entre outros.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897