SÃO TOMÁS DE AQUINO

Radar

Por: Selma Braia | Editoria: cidades | 04/04/2017 | Visualizações: 148

-

EXEMPLO DE CIDADANIA
A coleta seletiva em qualquer cidade é antes de mais nada, uma atitude de cidadania e respeito ao meio ambiente. São Tomás está incluída dentro da filosofia de preservação do meio ambiente e do mundo moderno atual que “lixo reciclado, planeta vivo”. É muito triste constatar que nem todos na comunidade pensam assim. Não podemos e não devemos contribuir para uma morte lenta do nosso planeta. Cumprir todas as orientações que a Secretaria do Meio Ambiente de São Tomás está passando aos munícipes é de grande importância. Você quer uma cidade limpa, comece por você, dê sua contribuição cidadã para a coleta seletiva de nossa cidade. Não tome uma atitude de indiferença com a comunidade, fazendo o contrário que se pede. Dê um bom exemplo, na sua rua, no seu bairro. Quem ama São Tomás, deve fazer a sua parte.
SUBIR AS ESCADAS
Acho válido o cidadão usar a Internet para colocar seu ponto de vista sobre qualquer fato político, presente na sociedade, na cidade. Mas acontece que, em algumas circunstâncias, acaba em discussão que na prática não dá em nada. Muitas vezes amizades são “estremecidas por falta de bom senso. Falando sobre São Tomás de Aquino, os aquinenses “têm que querer” subir as escadas da Câmara Municipal pois é ali, na “Casa do Povo”, que está o direito democrático para qualquer reivindicação com respeito a comunidade. Se não quiser usar a Tribuna, ou acontecer de algum impedimento pelas regras e normas do regimento interno da Casa Legislativa, uma boa solução é procurar o “seu” vereador e pedir que fale por você. Isso se chama o legítimo exercício da cidadania, da democracia, e a sua presença faz a diferença. Seria muito bom se internautas fizessem uma campanha neste sentido. Vale a pena tentar! Não custa nada subir as escadas.
POLIESPORTIVO MAURÍCIO GOULART
Orgulho dos aquinenses, inaugurado em uma época que em cidades pequenas como a nossa (em nossa região) não possuíam, lembrando, ter sido uma conquista do ex – prefeito Evanildo Ferri. Hoje está com sua quadra fechada por questões que não são responsabilidade dos atletas e muito menos dos munícipes que faziam uso de suas dependências para eventos os mais variados. O poliesportivo em vários momentos de sua vida ativa foi especial para apresentações artísticas, ginástica, encontros temáticos, palestras, premiações de concursos municipais, famosos campeonatos de futsal de arquibancadas repletas, de torcidas apaixonadas. Dos bastidores da política de São Tomás de Aquino nos chega a notícia que já existe uma atitude formada para solução do problema. O compromisso de sana-lo parece realmente bem alicerçado na vontade da política local. Que os “anjos” digam amém! Seria muito triste ver um prédio como o nosso Poliesportivo abandonado como o antigo Hotel Municipal.
SEGURANÇA PÚBLICA
São Tomás de Aquino não é diferente de qualquer outra cidade do país, na questão da segurança dos seus cidadãos, mesmo sendo uma pequena cidade do interior. Já foi dito por autoridade da área, que nossa cidade está localizada em posição estratégica, divisa com o estado de São Paulo o que nos coloca numa situação de vulnerabilidade mesmo com o cinturão de segurança formado pelo governo do estado. Vale ressaltar que temos policiais empenhados para lutar contra tudo de errado que possa acontecer na cidade. Mas a sociedade aquinense cada vez mais está ficando “trancada, presa” dentro de suas casas. Para o cidadão comum fica a dúvida de onde realmente está a célula doente que requer tratamento de “choque”.
Segurança pública II
No âmbito nacional problemas são apontados como, drogas, desestruturação da família, evasão escolar, falta de projetos sociais, (não sei se em nossa cidade algum desses fatores podem ser apontados), uma lei forte sem brechas para a soltura do bandido. A realidade nada feliz é que em São Tomás a criminalidade tem aumentado. As casas com grades por todo lado, cerca elétrica, câmeras de vigilância, e os que não têm condição financeira resta o cachorro no quintal. O sonho, a grande esperança, que não morre nunca, um dia, quem sabe o delegado de polícia morar na cidade, ter mais policiais, mais viaturas. A sociedade por sua vez de maneira  insistente cobrar do gestor público municipal do vereador, dos deputados estadual e federal. É fácil? Não, não é, mas não podemos perder a esperança de uma São Tomás novamente sem grades nas janelas e cercas elétricas numa parte significativa de suas casas.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897