BIOMETRIA

Itamogi é a primeira cidade na região a implantar biometria para eleitores

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cidades | 12/04/2017 | Visualizações: 495

Comarca Itamogiense realiza cadastramento biométrico para novos eleitores, 13 já estão inscritos - Foto de Arquivo

A 301ª Zona Eleitoral da Comarca de Itamogi é a primeira da região a implantar o cadastramento biométrico. O processo que começou no final de março abrange inicialmente os novos eleitores e aqueles que estão fazendo alguma modificação do documento ou retirando a segunda via. Até o momento pelo menos 13 eleitores já estão inscritos no novo processo de identificação. 
Desde o dia 27 de março o recadastramento biométrico ordinário (não obrigatório) chegou a mais 60 municípios mineiros entre eles, Itamogi. O procedimento de recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia e da assinatura digitalizada. O objetivo é garantir a autenticidade do voto e é também importante para o cruzamento de dados do cadastro nacional de eleitores, já que não existe uma digital igual a outra.
Conforme informações obtidas pela reportagem junto ao Cartório Eleitoral da comarca itamogiense a medida está sendo adotada para atender aos novos eleitores. Quem também que por algum motivo necessita retirar a segunda via do documento está sendo submetido ao novo sistema. Do total de 9.490 eleitores a Comarca contabiliza com 13 eleitores cadastrados e 9.477 sem cadastramento.
Devem tirar o título eleitoral obrigatoriamente os maiores de 18 anos. O cadastramento eleitoral é facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens entre 16 e 18 anos. Já a transferência do título deve ser feita pelo eleitor que mudou de cidade. Devem regularizar a situação os eleitores que tiveram o título cancelado por ausência às urnas, caso não tenha votado ou justificado por três eleições consecutivas. Para aplicação dessa regra, cada turno é considerado uma eleição. Antes de procurar os cartórios e locais de atendimento, o eleitor pode consultar a situação eleitoral no site do TRE em "Serviços ao Eleitor", "Situação Eleitoral" ou ligar para o Disque Eleitor (telefone 148).
Além dos municípios com atendimento biométrico ordinário, ainda há os quatro que estão passando por revisão biométrica obrigatória que são Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia e mais 80 municípios que já possuem todo o eleitorado cadastrado por meio de biometria. No total, a biometria abrange o eleitorado de 447 municípios mineiros. No pleito do ano passado a utilização do sistema biométrico já ocorreu em algumas cidades, mas não foi obrigatório em todo Estado. Em Minas Gerais, a biometria já pode ser utilizada nas eleições municipais em 100% do eleitorado de 80 cidades. O processo ainda deverá evoluir até o pleito de 2018, mas não deve alcançar todas as cidades.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897