17 ANOS

Associação Shaolin do Norte completa 17 anos de história em Paraíso

Por: João Oliveira | Editoria: esporte | 12/04/2017 | Visualizações: 1463

Mestre e fundador, Márcio Zaqueu da Associação Shaoulin do Norte de Kung Fu e Tai Chi Chuan - Foto de Reprodução

A Associação Shaoulin do Norte de Kung Fu e Tai Chi Chuan completa neste mês 17 anos de história em São Sebastião do Paraíso. É uma associação que ao longo desses anos conquistou inúmeros títulos e proporcionou às crianças e aos jovens uma qualidade de vida melhor, sempre pautada pela ética e cidadania, ensinamentos estes que seu mestre e fundador, Márcio Zaqueu, ressalta que são as bases das artes marciais e primordiais para o desenvolvimento dos alunos. Mais de dois mil jovens já passaram pelo tatame da academia e, conforme conta seu fundador, orgulhoso, sempre retornam para visitar e colocar em prática o que aprenderam.
De acordo com Zaqueu, a associação nasceu da vontade de querer realizar um trabalho voltado para modalidade esportiva que já havia lhe rendido alguns títulos mundiais e o seguido por toda a sua vida. Após voltar de uma estada de 10 anos no Japão, o mestre em artes marciais decidiu fincar suas raízes em Paraíso para fugir do clima quente da sua terra natal, Ribeirão Preto (SP). "Fizemos muita história ao longo desses 17 anos; trouxemos vários títulos para o município, fizemos vários campeões mineiros e brasileiros da categoria; boas colocações em campeonatos mundiais, incluindo títulos estaduais, nacionais e mundiais", conta o mestre.
A academia tem cerca de dois mil alunos cadastrados. "O interessante da academia e dessa rotatividade é que o aluno entra quando ainda é criança e nos deixa para fazer faculdade e mesmo assim quando retorna nos visita para praticar e relembrar o que aprendeu. Hoje, já temos alunos formados em diversas profissões como advogado, dentista, promotor, engenheiros, professores e educadores físicos, são formações em quase todas as áreas, o que nos alegra muito, pois é uma direção que nós colocamos esses jovens, uma direção para o caminho do bem", conta.
Márcio confidencia que essa é uma valorização que muitos pais não veem. "Quando o pai leva a sua criança para aprender com a gente, nós iremos fazer parte da criação desse aluno e vamos discipliná-lo da melhor forma possível e com o tempo você começa a fazer parte daquela família. Quando você vê essa criança indo para a faculdade, nós nos enchemos de orgulho", comenta.  A educação e a relação entre escola, casa e associação é um laço que o mestre Zaqueu faz questão de manter. "O aluno tem que saber respeitar o pai e a mãe, tem que tirar boas notas e tem que saber se comportar frente aos outros colegas aqui; isso faz parte da criação e é uma das questões que nós trabalhamos com eles", acrescenta.
Além da formação social das crianças, a associação já trouxe para Paraíso inúmeros cursos voltados para a cultura medicinal chinesa. "Tudo o que tem dentro da cultura chinesa e da facilidade que temos em trazer esses cursos, nós aproveitamos para oferecer para os paraisenses. São Sebastião do Paraíso é um lugar de sorte nessa área. Nós já trouxemos cursos de massagem Do-in, massagem Chi Ney, que é a quiropraxia chinesa; trouxemos também Shiatsu, além de diversos outros cursos. Paraíso é bem aventurado nessa questão porque nós temos trazido somente coisas boas que a Associação Shaolin do Norte proporcionou a quem soube aproveitar. Quem participou, agradece e se sente muito lisonjeado de ter aprendido e participado desses cursos", conta Zaqueu. 
Conforme destaca, a associação é uma das poucas legalizadas nesta categoria esportiva e que é vinculada as confederações e federações da categoria, Comitê Olímpico e Ministério do Esporte. Apesar de algumas dificuldades, Márcio conta que nunca pensou em desistir da academia. "Momentos difíceis são necessários no dia a dia até mesmo para nos colocar a prova e ver se aquilo é o que realmente nós queremos fazer. As dificuldades vêm para nos provar e é o que não tem nos faltado: dificuldades e problemas, isso acontece mesmo. Mas nós temos uma meta e lutamos para alcançá-la; existem vários convites para começarmos em outras cidades, com todo o apoio, mas a gente está enraizado e pretendemos ficar por aqui mesmo e trazer muitas outras atividades para Paraíso", conta.


CAMPEONATO MINEIRO
Para o próximo dia 10 de junho, acontece em Paraíso na Arena João Mambrini, o Campeonato Mineiro de Kung Fu Wushu. "Estou correndo atrás de patrocínio, porque o município não tem como apoiar 100%; estamos confeccionando a camiseta do evento para repor custos com arbitragem, alimentação e premiações e tudo isso tem um custo e estamos correndo atrás e sendo muito bem recebido por todos aqueles a quem procuramos como aconteceu na Acissp pelo presidente Ailton Sillos. Inclusive, a abertura do evento será feita pela banda filarmônica Sesi/Acissp, que é uma preciosidade que temos aqui em Paraíso e que poucos dão valor", antecipa.
Conforme Márcio, esse já é o terceiro evento que ele trás para o município e a ideia é que para o próximo ano consiga ser realizado em Paraíso o Campeonato Brasileiro da categoria. "Se tudo transcorrer bem, será em média cerca de cinco dias com a participação de 24 estados e mais de dois mil convidados para o evento, movimentando a economia, movimentado a Arena e gerando publicidade boa para a cidade. Vamos tentar fazer um evento bonito com esse campeonato mineiro para que ele sirva de referência", aposta.
Márcio conta também que está trabalhando sempre para trazer coisas boas para a cidade e para o bem estar dos nossos jovens, buscando induzir essa garotada para o caminho do bem e para que pratiquem um esporte, seja qual for a modalidade. "Hoje, o município tem aberto caminhos nos mais diversos seguimentos esportivos na nossa cidade, como a escola de judô, natação, de futebol e é esse o caminho, estão investidos com olhar bem no horizonte. É um investimento em saúde e qualidade de vida, a exemplo do Vida Ativa, que hoje é realizada em diversos pontos da cidade e atende a pessoas mais velhas e idosos com o Tai Chi Chuam. E é isso o que a Shaolin do Norte quer proporcionar ao paraisense: bem estar, saúde e qualidade de vida, é o que temos feito ao longo desses 17 anos de muita luta", completa.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897