HOMENAGEM

Câmara presta homenagem ao jornalista Nelson Duarte

Por: João Oliveira | Editoria: cidades | 12/04/2017 | Visualizações: 99

Secretário Parlamentar entrega placa de homenagem ao jornalista Nelson Duarte - Foto de ASSCAM

O jornalista e editor do Jornal do Sudoeste, Nelson de Paula Duarte, foi homenageado em sessão da Câmara dos Vereadores na segunda-feira (10/4). A TV Câmara, uma proposta da presidência da Casa, que começou a funcionar em caráter experimental na última segunda-feira (3/4), teve seu nome atribuído ao jornalista que esteve em sessão onde foi agraciado com placa de homenagem  pelos serviços prestados a sociedade de São Sebastião do Paraíso há cerca de 32 anos, entregue pelo ex-vereador e secretário parlamentar, José Maria Malagutti. 
O presidente Marcelo de Morais ressaltou o trabalho do jornalista que, conforme destacou, sempre esteve presente na Câmara fazendo a cobertura das sessões e eventos sem cobrar nenhum valor. “O senhor Nelson já presenciou muita coisa e muito fatos políticos que aconteceram nesta Casa. Nada mais justo que fazermos essa homenagem a ele, aprovando o projeto por unanimidade que empresta seu nome a TV Câmara”, disse. 
O jornalista Nelson Duarte fez uso da tribuna onde agradeceu a deferência da Casa em nomear a recém-criada TV Câmara com seu nome. O jornalista ao agradecer citou o Tratado de Gratidão de Santo Tomaz de Aquino. Eu lhes digo obrigado, lembrando ser este  “o terceiro nível,o mais profundo no Tratado de Santo Tomaz, que quer dizer da obrigação e do comprometimento”.
“Meu vínculo com esta Casa existe de longa data. Mais estreitamente desde a fundação do Jornal do Sudoeste, que em agosto completará 32 anos de circulação ininterrupta. Pessoalmente, por mais de 25 anos cobri as sessões legislativas, função que tem sido feita semanalmente, com o mesmo zelo, por jornalistas que integram nossa equipe. Aos lhes dizer muito obrigado, reafirmo que meu vínculo, até então de convivência respeitosa no campo profissional com aqueles que compuseram as Câmaras, cada qual ao seu tempo, passa a ter maior proximidade, na disposição e no sentido de colaborar no que eu puder ser útil”, disse.
Nelson Duarte lembrou as pesquisas do professor universitário Luiz Carlos Paes, paraisense que atualmente reside em Campo Grande (MS), que por meio do “J.S.” vem publicando uma série de matérias sobre pioneiros do jornalismo em São Sebastião do Paraíso. “Peço vênia para homenagear estes idealistas que continuam nos inspirando no diuturno ofício do Jornalismo e reafirmar nosso propósito de seguir nosso trabalho tendo como princípio a ética, o respeito e a busca da verdade, no que pesem nossas deficiências, de vez que estamos sempre em busca do aperfeiçoamento”, ressaltou. 
O jornalista lembrou que a comunicação sempre o entusiasmou, tendo atuado como radialista na Rádio Difusora Paraisense, na Paraíso FM quando foi ao ar e, posteriormente, na Rádio Ouro Verde. “O Jornal do Sudoeste tem sido a menina de meus olhos nestes quase 32 anos; a ele continuo me dedicando como se fosse a primeira das 2090 edições já publicadas. Foi o primeiro jornal paraisense impresso no sistema offset, pioneiro em Paraíso em ter um site de notícias e que está desde a semana passada de roupagem nova, mais apropriado para ser lido em tablets e smartphones. Recebo com muito orgulho e gratidão a honraria que esta nobre Casa me concede”, disse. 
Desejo que a TV Câmara seja difusora principalmente de propostas e soluções que venham se materializar no desenvolvimento do município paraisense. De debates onde a tônica seja a discussão de ideias proveitosas. O povo brasileiro como um todo, e estamos neste contexto, clama por mudanças na condução da Res publica, ou seja, da coisa pública. E felizmente temos percebido o limiar de um novo tempo em nossa São Sebastião do Paraíso. E com o Terceiro Nível de Gratidão preconizado por Santo Tomaz de Aquino, lhes digo:  muito obrigado”, concluiu.
O vereador Marcelo Morais, voltou a agradecer o jornalista e lembrou as dificuldades de se oferecer informação ao público. Marcelo acrescentou ainda que na próxima semana será descerrada na entrada da Câmara a placa em homenagem a TV Câmara Jornalista Nelson de Paula Duarte. 
Os vereadores parabenizaram o jornalista. Luiz Benedito de Paula (PHS), ressaltou que Nelson Duarte, além uma referência para a comunicação em São Sebastião do Paraíso, também é um grande músico. O vereador Sergio Aparecido Gomes lembrou que conhece o jornalista de longa data e que ele sempre esteve cobrando a todos em prol do crescimento de São Sebastião do Paraíso. “Você fez história e dedicou o seu precioso tempo, que é o maior bem que alguém pode ter, para o bem da nossa comunidade”, disse Serginho.
O vereador Lisandro José Monteiro (SD), também agradeceu ao Nelson e lembrou de momentos saudosos em sua vida que o jornalista esteve presente. O vereador Paulo César de Souza, disse-se honrado em ter o nome do jornalista grafado na Câmara dos Vereadores. A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos (PSDB), Ademir Alves Ross (PSD), José Luiz das Graças, Vinício José Scarano Pedroso também agradeceram ao jornalista e ao seu trabalho sério e comprometimento com a informação realizado por ele e pelo Jornal do Sudoeste.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897