SÃOSINHA

Posse na Academia Paraisense de Cultura

Por: Conceição Ferreira Borges | Editoria: cidades | 14/04/2017 | Visualizações: 254

-

A Academia Paraisense de Cultura realizou na noite de 5 de abril no salão da Câmara Municipal sob presidência da acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda, Sodalício de Posse da poetisa Dalila Mirhib Cruvinel e Leila Yunes, oradora. O cerimonialista foi o acadêmico Dr. Luiz Ferreira Calafiori.
A mesa foi composta pela presidente, secretário acadêmico Reynaldo Formaggio Filho, tesoureira acadêmica Francisca Borges Cunha Zanin. O Hino da Academia foi cantado pelos acadêmicos, e mensagem exordial, "O pendulo da vida, proferida pela acadêmica Francisca Borges Cunha Zanin. O cerimonialista discorreu sobre a importância de ser acadêmico.
Um momento solene, a entrada das novas acadêmicas, Dalila Mirhib Cruvinel, acompanhada por seus filhos Paula Cruvinel e André Cruvinel. Leila Yunes foi acompanhada por seu irmão Davi Elias Yunes.
O acadêmico Reynaldo Formaggio leu a biografia de Dalila Mirhib Cruvinel, e a acadêmica Bernadete Aparecida Aguiar a de Leila Yunes. 
Momento de grande emoção. Tambor rufou. A acadêmica Mirian Lauria Mantovani entrou solenemente levando a "beca" do maestro, artista plástico e grande escultor mineiro, Lucas Bertucca Filho, acadêmico admirável.
Novo rufo de tambor, e o jovem Pedro Macedo Yunes entrou solenemente levando a "beca" da acadêmica Antonieta Morato Campos, professora, poetisa sensível, jornalista, escritora. Seus livros enriqueceram nossa cultura. Foi acadêmica de grandes méritos.
As becas foram colocadas nos ombros das novas acadêmicas pela presidente e acompanhantes.
Momento culminante da solenidade, a posse, pela acadêmica presidente Maria Rita de Cássia Preto Miranda.
Pelos direitos que me conferem o Estatuto da Academia Paraisense de Cultura, eu a declaro, Dalila Mirhib Cruvinel, Membro Efetivo da APC. Pelos direitos que me conferem o Estatuto da Academia Paraisense de Cultura, eu a declaro, Leila Yunes, Membro Efetivo da APC. Foram entregues os certificados de posse.
"Bem-vindas a nossa APC! É através de novos acadêmicos que a Academia se renova e permanece. Nossa academia é ainda jovem; 30 anos. Tempo bem vivido para consolidar e continuar o cultivo do saber e da arte em geral. As presenças de vocês, Dalila e Leia, são um compromisso de somar cultura e dividir com outros, de maneira salutar, o nosso ideal de conhecimento. A nossa existência tem a ver com a nossa capacidade de produzir obras e feitos através da arte e da cultura. A imortalidade de nossos Irmãos de Alma significa, de forma potencial, imortalizar, na memória de nossa história, vestígios de nossa vida ativa. Sejam felizes entre nós e salve a APC".
A acadêmica Dalila Mirhib Cruvinel fez brilhante defesa de seu antecessor, Lucas Bertucca Filho, Cadeira n.º 10. A acadêmica Leila Yunes de igual maneira defendeu brilhantemente a acadêmica Antonieta Morato Campos, Cadeira n.º 14.
A parte artística foi abrilhantada por André Cruvinel e Rebeca Thomaz Yunes que interpretaram "Trem Bala", Gracias a la vida" e "Como é grande meu amor por você".
A acadêmica Dalila Mirhib Cruvinel, poetisa, transforma suas emoções em versos que vão direto ao coração, transmitindo amor e paz. Seus livros refletem sua sensibilidade poética.
A acadêmica Leila Yunes, personalidade artística, oradora, declamadora, cerimonialista, abrangendo diversos segmentos da arte.
A acadêmica presidente encerrou com brilhantismo as solenidades de posse das novas acadêmicas da Academia Paraisense de Cultura.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897