CRÔNICA - Joel Cintra Borges

Falando abertamente sobre suicídio

Da equipe da CVV de Franca

Por: Joel Cintra Borges | Editoria: acidente | 14/04/2017 | Visualizações: 1521

-

O tema é importante e não poderíamos deixar de dedicar a ele a devida atenção.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo. Cerca de um milhão de pessoas por ano. É a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Para cada caso consumado, outro número bem maior tenta o suicídio.
Apesar dos números já serem alarmantes, sabemos que a situação é ainda pior, por conta de estatísticas imprecisas e tímidas, como, por exemplo, quando a causa da morte é considerada como um acidente de trânsito, ou acidente com arma de fogo e assim por diante.
É um problema de saúde pública que pode ser prevenido em 90% dos casos, mas para isso precisamos de ações eficazes. Conscientizar e quebrar tabus, colocar o tema em discussão, elaborar campanhas, falar da prevenção e dos sintomas. Alertar a população sobre esse mal que vem crescendo com muita velocidade, principalmente entre os jovens. Temos que ficar atentos e encaminhar as pessoas em risco aos profissionais da saúde mental.
Medidas como identificação precoce do problema podem contribuir e muito. Quando há diagnósticos, tais como depressão, transtornos mentais, dores crônicas ou estresse emocional agudo, é possível tratar e evitar.
Sabemos que a prevenção se dá também proporcionando às pessoas a oportunidade de alívio das pressões sofridas durante o dia. Uma conversa amiga, fraterna, sem julgamentos ou direcionamentos, ajuda muito. As pessoas precisam desabafar, evitando, dessa forma, abalos emocionais que podem proporcionar agressividade e violência para si e para os outros.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade filantrópica funda em São Paulo/SP em 1962, tem prestado, de forma gratuita e sigilosa, esse serviço de ouvir as pessoas há mais de 55 anos. Conta com cerca de 2200 voluntários por todo o país, espalhados em 76 cidades brasileiras. As formas de contato são: por telefone, chat via internet, Skype, e-mail, carta, ou presencial. Há também um trabalho desenvolvido nas comunidades locais, onde a filosofia de vida do CVV é levada até as pessoas por meio de palestras, encontros e até mesmo filmes relacionados com o assunto. Em Franca/SP, o atendimento é feito na Rua Carlos do Carmo, 419, Bairro Cidade Nova. Fone: 16 3721- 4111; e-mail: franca@cvv.org.br 

PALESTRA
A Aliança Municipal Espírita de São Sebastião do Paraíso convida a todos para a palestra que será proferida  pelo Sr. Ildebrando Gomes, do Centro de Valorização da  Vida (CVV) de Franca/SP, e que tem, entre outras especializações, a de analista comportamental.
Tema: "Prevenção ao suicídio".
Data: 29 de abril, sábado, às 20 horas.
Local: Centro Espírita "Jésus Gonçalves", Rua Antônio Ananias, 396 - Cristo Rei


SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE PARA O EVENTO!


 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897