CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2092

Por: Redação | Editoria: cidades | 16/04/2017 | Visualizações: 328

-

DO CONTRA
Em praticamente todos os lugares é possível se deparar entre um grupo de pessoas, lideranças e reuniões a presença daquele tipo de pessoa que pode ser considerada “do contra”. Contra isso, contra aquilo e que muitas vezes conseguem contaminar outras pessoas e acabam se tornando maioria. Estes exemplos são facilmente encontrados nas reuniões sociais seja de um conselho comunitário, num grupo de feirantes, numa reunião política, até na igreja. Claro que já dizia o pensador de que toda a unanimidade é burra e estando em um Estado democrático de direito cada um pensa como quer. Problema se torna quando interesses pessoais são colocados acima do interesse público.
VISITA
A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitará, na próxima terça-feira,18, o novo secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Pedro Paulo Coutinho Leitão. O objetivo é conhecer os projetos e as perspectivas da sua gestão, bem como apresentar o planejamento da comissão, baseado nas demandas do setor. O deputado Antônio Carlos Arantes anuncia que quer se inteirar sobre as propostas que o Governo do Estado têm para combater a violência no campo, apoiar o produtor rural (principalmente a agricultura familiar) e defender os grandes produtos, como o café, o leite e a carne. Arantes é o presidente da comissão e autor do requerimento para a visita.
DO RAMO
A propósito da visita dos deputados ao secretário, levando-se em conta seu nome, tudo leva a crer que ele pode ser mesmo do ramo. Pedro Paulo Coutinho Leitão é o novo secretário de Estado de Agricultura e Pecuária em Minas.
AGRICULTURA
O Deputado Federal Renato Andrade (PP) reuniu-se na quarta-feira com o ministro Blairo Maggi e secretários executivos do Ministério da Agricultura durante um almoço para tratar sobre demandas importantes do setor e, principalmente a cobrança do Funrural, que prejudica os produtores rurais de todo o país. O parlamentar destaca a importância de discutir como a cobrança do Funrural será realizada, se alguma ação nesse nível de Refis pode ser feita. Ele disse que o ministro está sensibilizado com essa causa e solidário aos produtores rurais, e sabe da relevância dessa questão. Renato aproveitou para conversar sobre outras pautas importantes para o setor, além de discutir demandas e solicitar recursos para as cidades de Minas Gerais.
PLACAS
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso por enquanto não colocará em aprovação projeto com indicação para nomear rua sem denominação na cidade. Estima-se que existem cerca de mil projetos aprovados e no momento está faltando ruas novas. O que esta coluna observa é que entre as que foram nominadas falta é sinalização. Placas não foram colocadas. As pessoas têm o direito e mesmo necessidade de saber em que rua está transitando. Perde-se muito tempo, e não raras vezes não se chega à rua desejada.
RESPOSTA
Tem-se percebido na atual Câmara algumas mudanças dentro das sessões todas elas visando a melhoria da prestação dos serviços à comunidade. No entanto, algumas medidas ainda podem ser aperfeiçoadas. Nas correspondências enviadas dos vereadores para determinada pessoa, setor ou autoridade, normalmente costuma vir uma resposta, há casos como ocorria no passado recente, não vinha resposta alguma. Interessante que esta resposta fosse lida em plenário para que todos que acompanham saibam o que foi respondido. Situação semelhante ocorreu com resposta da Secretaria de Trânsito sobre pedido de abertura de rotatória na Zezé Amaral, só o vereador autor do questionamento ficou sabendo. 
ASSEMBLEIA
O SEMPRE (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e Região Sudoeste) confirmou para a próxima quarta-feira,19, a realização de uma assembleia da categoria. O evento acontecerá às 17h00 no pátio municipal. O órgão vai colocar em pauta de adesão ao movimento nacional que ocorrerá em 28 de abril contra a Reforma da Previdência – PEC 287. Agora com sua área de atuação estendida para mais 13 municípios além de sua sede, o sindicato promete realizar uma grande manifestação reunindo trabalhadores inclusive de outros municípios.
ILUMINANDO
Depois de meses e meses na escuridão das ruas, mora-dores de diversos bairros de São Sebastião do Paraíso voltaram a conviver com luz nesta semana. Apesar de se viver no século XXI a comunidade vinha sofrendo com o problema de manutenção da iluminação pública. Desde o início da semana a trevas está se fazendo luz por várias partes da cidade. A empresa Luz Forte, de Passos, confirmou que até no final da próxima semana pretende concluir a primeira fase da ação. Duas novas equipes de trabalho entram em atividade nesta segunda-feira e ajudará agilizar a prestação do serviço em toda cidade. 
É CONTRA
Sobre matéria publicada na edição de quarta-feira (13/4) pelo Jornal do Sudoeste, enfocando o projeto de remanejamento de verba proposto pelo Executivo visando celebração de convênio do município (leia-se prefeitura) com uma associação esportiva ligada ao futsal, e que deu entrada na Câmara, e gerou polêmica o vereador José Luiz das Graças fez algumas observações a esta coluna. Garantiu que como membro da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação será favorável à tramitação do projeto. Mas em plenário será contra a aprovação do mesmo.
DIFICILMENTE
José Luiz reafirma seu argumento, que no momento não é nada prudente se aprovar a verba superior a R$ 200 mil para esta finalidade, pois existem pendências financeiras com maior prioridade a serem quitadas. E esta tem sido também a linha de raciocínio do presidente Marcelo Morais, conforme vídeo postado em rede social. O projeto dificilmente será aprovado. Segundo informação obtida por esta coluna, quarta-feira pelo menos sete vereadores estiveram reunidos e teriam fechado questão.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897