ILUMINAÇÃO

Manutenção da iluminação pública tira as ruas do escuro

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cidades | 16/04/2017 | Visualizações: 1142

Equipe da empresa Luz Forte iniciou os trabalhos de manutenção nesta semana em Paraíso - Foto de Roberto Nogueira

Mais de 200 pontos de iluminação pública já foram reparados nesta semana em São Sebastião do Paraíso tirando dezenas de ruas de vários bairros da cidade da escuridão. Conforme a Prefeitura o município foi dividido em 10 regiões que estão sendo atendidas pela empresa Luz Forte, de Passos, vencedora do processo de licitação. “Estamos atendendo a determinação do prefeito para agilizar este serviço e na próxima semana teremos mais duas equipes atuando na manutenção o que possibilitará que completemos o serviço antes do previsto”, anuncia o secretário de Obras, José Antonio Cintra.
O trabalho de manutenção teve início na segunda-feira,10, com atendimento no Distrito de Guardinha. Na comunidade foram feitos os serviços em 52 pontos que estavam apresentando problemas. Em seguida no mesmo dia a equipe de trabalho deslocou-se para Termópolis onde houve o atendimento em outros 11 locais. “O pessoal é especializado e faz um trabalho preciso. Ao chegar ao ponto é feita uma análise do equipamento que vai desde reator, sensor, lâmpada, braço e outros acessórios. Pela experiência, eles conseguem identificar rapidamente o problema e a manutenção é feita em média em 10 minutos cada ponto”, avalia o assessor administrativo Arineu Teodoro Duarte. 
Na terça-feira,11, o trabalho foi iniciado na cidade. “Temos 10 regiões a ser atendidas nos próximos dias abrangendo todos os bairros do perímetro urbano”, descreve. O primeiro setor que já foi concluído é o 10 que abrange 13 bairros e cerca de 90 pontos de manutenção. “O atendimento foi feito nas ruas dos bairros Nascentes do Paraíso, Residencial Vila Verde, São Sebastião, Jardim Diamantina, Santa Tereza, Parque Industrial João Fernando Zanin, Jardim das Acácias, Veneza, Parque São Judas Tadeu, Conjunto Habitacional Santa Rita e Residencial Azul Ville”, enumera.
O serviço foi concluído na quarta-feira, 12, e possibilitou que no período da tarde fosse dado início ao atendimento a região nº 5, onde estão localizados 11 bairros e existiam cerca de 60 pontos de manutenção para serem realizados. A manutenção foi iniciada pelo bairro Jardim Ouro Verde e prosseguiu pelo Jardim Planalto I e II, Jardim Roveri, Jardim Real Grandeza, Teófilo Américo de Carvalho, Vila Formosa, Loteamento ACM, Alto dos Lagos, Vila Nova, Vila Santa Isabel e Nossa Senhora de Fátima. “É uma região que compreende áreas próximas a Rodoviária e vai até a rua Tabajara Pedroso”, explica Arineu.
Pelo cronograma de trabalho já existem outras regiões que deverão receber a manutenção já na segunda-feira,17. É o caso do setor 9, onde existem cerca de 50 pontos com problemas. A área abrange os bairros Cristo Rei, Verona, Jardim América do I ao VII, Mediterranèe, Jardim Athenas, e imediações. O mesmo acontece na região 6, composta pelos bairros Cidade Industrial, Alto Bela Vista, Residencial Village Paraíso, Itamarati, Rivera, Parque Belvedere, Parque São Francisco e João XXIII, onde existem 85 pontos. “Teremos também uma equipe que vai atuar nas 40 principais ruas, avenidas e entradas da cidade. Provavelmente este serviço deverá ocorrer na terça-feira à noite por haver menor fluxo de veículos neste período”, completa.
De acordo com José Antonio Cintra, a partir desta segunda-feira,17, serão três equipes trabalhando na cidade o que deverá agilizar ainda mais a manutenção. “A empresa já tinha nos assegurado que em poucos dias atenderia toda a demanda e isto já está ocorrendo. Acreditamos que até ao final desta semana todas as reclamações protocoladas estarão atendidas, mas ainda assim teremos alguns pontos onde serão feitos novos reparos, mesmo depois de um conserto inicial, é possível que haja necessidade de outro reparo”, avalia. Ainda assim a primeira fase do trabalho será concluída antes do previsto, acrescenta. 
Ainda de acordo com Arineu uma equipe de fiscalização está realizando vistoria nos locais onde o serviço foi realizado para atestar o cumprimento do serviço. “Nos próximos dias, a Prefeitura implantará uma central de atendimento com telefone 0800 para atender as reivindicações da comunidade. “A pessoa vai nos ligar, será feito o protocolo e o atendimento ocorrerá com mais brevidade. Os protocolos com as reclamações sobre pontos não atendidos podem ser feitos na Secretaria de Obras, localizada na Rua José Osias de Sillos 899”, acrescenta. Em todo o município paraisense existem 9.677 pontos para serem manutenidos. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de três meses.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897