PREFEITOS

Prefeitos consorciados regularizam débito com Consórcio do Sulmineiro

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cidades | 16/04/2017 | Visualizações: 274

-

A questão das dívidas de municípios para com o CIS SUL (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas) apontada como prioridade começa a ser colocada em prática pelos prefeitos. A medida vem sendo considerada como de vital importância para a continuidade da manutenção dos serviços prestados em toda a região. Vários municípios estão aderindo ao programa de parcelamento das dívidas que foi proposta pelo consórcio evitando assim prejuízos na prestação de serviços. 
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas, instalado em Varginha (MG) atende a cerca de 153 cidades do Sul e Sudoeste de Minas, inclusive São Sebastião do Paraíso. O prefeito Walker Américo Oliveira faz parte da atual diretoria, que é responsável por gerenciar o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência. Os dirigentes responsáveis pelo biênio 2017/2018 definiram como uma das prioridades, solucionar a questão dos débitos dos municípios consorciados que se encontram em situação de inadimplência com a instituição. 
No início do ano os prefeitos reunidos em assembleia, definiram pelo parcelamento das dívidas. Esta foi a maneira que consideraram a mais adequada para solucionar essa questão. Pela proposta definida cada município em situação de débito poderia acertar os pagamentos de acordo com a sua realidade financeira. 
Na ocasião, o atual presidente e prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes reforçou a importância do comprometimento de todos os prefeitos nas questões administrativas, financeiras e operacionais que envolvem o consórcio. Além disso foi enfatizada a importância da participação efetiva em todas as ações desenvolvidas pela instituição, com o objetivo de prestar o serviço de urgência e emergência de maneira ainda mais rápida, garantindo aos usuários um atendimento de excelência e qualidade.
A mais recente negociação foi com a Prefeitura de Pouso Alegre, que tinha a maior dívida com o consórcio. O prefeito Rafael Tadeu Simões, regularizou todos os débitos, em uma única parcela, contribuindo assim com a eficácia dos serviços prestados pelo Consórcio. Ele destaca a importância no SAMU 192 para o setor de saúde por se tratar de um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população, reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Ao atender ocorrências que configurem urgências ou emergências, o SAMU 192 contribui para a melhoria da qualidade da sobrevida de quem está sendo atendido, protegendo a integralidade dos cidadãos. 
Mais de cem mil atendimentos de urgência e emergência foram realizados desde a inauguração do CISSUL/SAMU 192, há dois anos e três meses. E apesar de ser um consórcio novo, já é considerado o maior do Brasil em número de cidades atendidas e referência para todo o país. Para o secretário executivo da instituição, Jovane Ernesto Constantini este mérito é de todos os municípios que desde o início contribuem mensalmente com o Consórcio, garantindo assim o bom funcionamento do serviço Samu 192 na região.
Ele reforça que o investimento dos municípios permite que o consórcio seja capaz de garantir à população o atendimento de suas necessidades, bem como corresponder às suas expectativas em relação à qualidade da assistência, que conta uma equipe de colaboradores altamente qualificada e comprometida com a missão da instituição, que é salvar vidas.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897