SÃO TOMÁS DE AQUINO

RADAR

Por: Selma Braia | Editoria: cidades | 19/04/2017 | Visualizações: 406

- Foto de Reprodução

ESPERANÇA
Morar em São Tomás de Aquino é antes de qualquer coisa o exercício da esperança com relação as conquistas para o município. Sem querer exagerar, esperança, um instinto de sobrevivência de cidades pequenas como a nossa. Notícias alvissareiras nos chegam do governo mineiro com relação a moradias. Prefeitos de sete municípios do Estado estão fazendo a sua parte, “correndo atrás”, querendo o melhor para as suas cidades, o melhor para os munícipes que sonham com a casa própria. O governo assegura os R$ 52 milhões, desta forma resta ao candidato o comprovante de rendimentos, para assegurar cadastro aprovado. Mas “É no detalhe que mora o diabo” diz o ditado. Infelizmente muitos não terão como provar esse item entre tantos outros da documentação básica. Acredito que em São Tomás tudo será tranquilo, com 75 famílias realizando o sonho da casa própria. Que o prefeito José Carlos Pimenta e os aquinenses como um todo, tenham o merecido sucesso nesta bela empreitada. 
Drogas e rendimento escolar
Em São Tomás como em qualquer outra cidade do nosso país existe a presença nefasta das drogas. Acredito e tenho certeza ser em número pequeno, mas existe. Muita coisa errada, ruim, que acontece com nossos amigos, com conhecidos, na voz do povo, tem como causa as drogas. Lendo um artigo numa revista de grande circulação, do médico Jairo Bouer, formado pela USP com residência em psiquiatria e que trabalha com comunicação e saúde, o texto diz, que trabalhos científicos recentes da Universidade Concordia em Montreal, Canadá, sugerem que jovens que começam a fumar maconha antes dos 15 anos podem sofrer um impacto permanente em sua capacidade cognitiva.
Drogas e rendimento escolar II
O contato precoce com a droga provoca perda de memória, redução do Q.I. (cociente de inteligência), piora no desempenho escolar, e significa maior chance de doenças mentais. Quando um país resolve legalizar a maconha, os cientistas defendem uma restrição rigorosa para menores de 18 anos. Voltando a São Tomás, é muito bom saber que nossas crianças podem contar com o belo trabalho do PROERD, Conselho Tutelar, Assistência Social no CRAS, Esporte Municipal, a ONG Associação Unidos Venceremos. Não podemos esquecer também mesmo que não exista mais, do trabalho de mais de 10 anos que já existiu em nossa cidade de Clóves Rômulo Barros, paraisense e especialista em dependência química, membro do Conselho Estadual Antidrogas-CONEAD. Acreditamos que os políticos de nossa cidade têm um olhar diferenciado, um compromisso constante com relação aos nossos jovens, e fica bem claro que o contato adiado com as drogas, segundo os estudiosos no assunto, colaboram para o desenvolvimento cognitivo e para a vida escolar dos jovens.
Parabéns Nelson de Paula Duarte
Parabéns pela justa homenagem que a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso prestou ao querido amigo de São Tomás de Aquino, dando nome a TV Câmara “Jornalista Nelson de Paula Duarte. Homem íntegro que tem na sua essência de jornalista o compromisso da ética  da responsabilidade e da verdade. Por um tempo de sua adolescência  morou em São Tomás. Sabe muito bem como são os nossos dias de ventania, as noites de lua cheia com visão panorâmica  de algum ponto da Praça da Matriz. Lembranças do som inconfundível dos ternos de Congo, das escadarias da Escola Olegário Maciel, da professora Lia Santana  de sua casa ao lado da Farmácia do seu dileto amigo Jairo de Lima.  Mais tarde, não morando mais em nossa cidade, participava dos inesquecíveis bailes e carnavais de nossa sociedade como músico brilhante. Nos últimos anos em saraus, festas de confraternização, acontecimentos políticos e tantos outros como jornalista. Nelsinho, como os aquinenses o tratam de maneira carinhosa tem um pé “fincado” em nossa terra  e me atrevo a dizer que é um pouco “canela roxa.” Recebeu o título de Cidadão Aquinense das mãos de Salvador Guiraldelli presidente da Câmara de São Tomás, em julho de 1990. A amizade entre aquinenses e Nelsinho é selada pela argamassa de uma irmandade sincera e verdadeira. De maneira generosa abre espaço há mais de 23 anos para as notícias de São Tomás de Aquino. Mais uma vez, parabéns  “aquinense” Nelson de Paula Duarte.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897