Educação Municipal

A Escola Municipal Santo Tomás de Aquino e o professor Rauro Anselmo realiza projeto de sucesso com o aluno Thiago Elias

SÃO TOMÁS DE AQUINO

Por: Selma Braia | Editoria: educacao | 06/05/2017 | Visualizações: 1100

Professor rauro com seu aluno Thiago - Foto de Reprodução

O Jornal do Sudoeste através de sua correspondente, foi convidado pela secretária Municipal de Educação, Maria Angélica da Silva Cruz para conhecer um projeto de sucesso que acontece na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino. A diretora da escola municipal Selma Osório nos relatou uma significativa e bela história de inclusão visual do aluno Thiago Elias Oliveira Dias de 9 anos de idade que veio da Bahia e faz 6 anos que mora na zona rural de São Tomás de Aquino. Filho de Elias Severino Dias e Adenise Maria de Oliveira Dias, irmão de Rafael. A diretora da escola fez questão de ressaltar a boa vontade, dedicação e acolhimento do jovem professor Rauro Anselmo com seu aluno Thiago. Rauro é estudante de Pedagogia da Faculdade Calafiori de São Sebastião do Paraíso e estagiário da escola municipal aquinense. 
O professor nos conta que seu aluno é “especial” por várias razões: é muito esforçado, carrega uma alegria nata no coração e acima de tudo muita vontade de aprender. Uma criança bem resolvida e com muita fé em Deus. Exemplo para os coleguinhas de classe das professoras Mariza Dizaró, Iara Goulart Teófilo e Renata Volpe Moreira  pelo esforço de querer ser independente nos ambientes de convivência com outras pessoas. “Já realiza as provas em Braille e está tendo alguns conhecimentos do sistema monetário com moedas” disse orgulhoso, o professor.
Rauro explica que a direção da escola e a Secretaria Municipal de Educação deram abertura para que a família pudesse estar mais perto para acompanhar as aulas de Braille, especialmente a mãe de Thiago que aprende também e foi muito bom para consolidar o sucesso da inclusão. “Tenho que contar também que o nosso projeto saiu do universo escolar e foi para a comunidade para trabalharmos o sistema monetário através de compras como na Panificadora São Tomás, Meninos da Mônica, Mercadinho São Sebastião, Filhos de Francisco, Mercado Guiraldelli. Thiago está aprendendo a realizar pequenas compras com moedas do seu cofrinho, resultado de doações dos amigos não esquecendo da doação das merendeiras da escola ressaltou” o professor. 
O trabalho carinhoso das voluntárias é reconhecido por Rauro a exemplo de Mônica Nazar Cerizza e Celeida Alvarenga. É realizado também aulas de computação e Thiago sabe digitar a sequência normal do teclado. Está sendo programada uma participação no Circo Social de São Tomás. Por sugestão do universitário de Educação Fisíca André Martins e doação dos patins por José Márcio Barbosa mais o consentimento da mãe e da diretora da escola, aprendeu a andar de patins. Sabe também andar de bicicleta e tudo isso respeitando sua segurança, seu bem estar, tendo sempre alguma pessoa ao seu lado. Já existe a proposta de aprender a nadar e ele está feliz com essa possibilidade.
O professor Rauro faz questão de afirmar que pessoas boas, aquinenses do bem dão apoio ao projeto e isso colabora nos resultados positivos do projeto de inclusão do seu aluno. Para encerrar a visita na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, Thiago nos presenteou com a leitura da poesia escolhida por ele de nome “Infância”. Foi muito bonito ver seus dedinhos descobrindo o mundo encantado da leitura, através do Braille, fato que o leva a mais uma alegria no seu limitado mundo visual. Thiago leu o poema  e a sala que estávamos realmente ficou “iluminada”.        


 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897