ENGENHARIA CIVIL

MEC aprova curso de Engenharia Civil para a Libertas Faculdades Integradas

Por: João Oliveira | Editoria: educacao | 06/05/2017 | Visualizações: 5610

- Foto de Reprodução

A Libertas Faculdades Integradas agora poderá oferecer aos estudantes de São Sebastião do Paraíso e região o curso de bacharel em Engenharia Civil, recentemente credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), com portaria publicada no Diário Oficial da União, no dia 2 de maio. Deste então, a notícia tem recebido uma receptividade bastante positiva pela população paraisense. Inicialmente, o curso terá a formação de uma turma com 40 alunos, podendo ser ampliada futuramente. 
Conforme elucida o presidente da FECOM, mantenedora da Instituição, José Carlos Marin-zeck, a necessidade deste curso já vinha sendo apontada há algum tempo e a FECOM apoiou essa ideia e investiu em laboratórios, bibliotecas e tecnologias, e a partir de então pleiteou o curso junto ao Ministério da Educação, que enviou uma comissão de verificação a Paraíso e aprovou a infraestrutura da Libertas, em particular, do curso de Engenharia Civil. 
"Foi nos dado parecer favorável pelo Conselho Federal de Engenharia, que teve relatório encaminhado para o Ministério da Educação e, assim, a Secretaria de Educação Superior do MEC avaliou o curso. Houve certo atraso devido as mudanças de ministros que aconteceram, mas agora o processo foi concluído com êxito nos sendo concedida portaria autorizando o seu início", destaca.
Para Marinzeck, o credenciamento deste novo curso é um ganho muito grande para a instituição. "Isso agrega valores, mostra um novo caminho, outra estrutura e a partir daí nós temos a intenção de também direcionar para a vertente da criação de um núcleo de engenharias. As perspectivas são muito promissoras. Com isso ganha a Instituição, com uma nova cara, uma nova estrutura e uma nova direção; ganha Paraíso, que agora tem essa opção de qualidade, com um curso que está muito bem estruturado, e, ganha também a região, com essa nova possibilidade", ressalta.
De acordo com presidente da FECOM, a instituição tem apostado muito na concretização do curso e destaca o valor desde novo credenciamento junto ao MEC para os jovens que querem ingressar no ensino superior. "Eles têm muito a ganhar com um curso com qualificação destacada, um corpo docente com titulação mínima de mestre, com uma biblioteca com muito potencial e laboratórios de primeira linha", acrescenta.
Foi autorizada inicialmente a formação de turma com 40 alunos, mas há a possibilidade de ampliação de vagas conforme a demanda da Instituição. "Para nós é muito saudável essas 40 vagas de início, porque assim fica um curso mais seletivo e podemos ter uma melhor qualificação desses alunos".
Segundo ressalta Marinzeck, as expectativas, não somente da mantenedora, mas também da faculdade e de todo o corpo docente, é a mais promissora possível e a FECOM e Libertas esperam que esse curso venha a ser um diferencial, não somente para o município, mas para toda a região. 
Após divulgação nas redes sociais em primeira mão sobre o credenciamento do novo curso, o presidente destaca que a receptividade pelos paraisenses foi muito grande. "Muitas pessoas procuraram a Libertas no dia seguinte para saber quando será o vestibular, o que nos deixou a impressão que o curso estava sendo muito esperado. Não atendemos alunos apenas de São Sebastião do Paraíso, mas de toda a macrorregião, recebemos alunos até do Estado de São Paulo, o que há alguns anos não acontecia".
Conforme o presidente da FECOM, hoje a Instituição pode afirmar que está bem colocada em qualidade de ensino e professores, principalmente em relação a grandes universidades e com um diferencial: o atendimento ao aluno. "Esse curso só foi possível a partir da avaliação que tivemos do Ministério da Educação com as notas do Enade, dois dos nossos cursos ficaram com uma nota 4, de 1 a 5, e a partir desta qualificação da Faculdade junto ao MEC é que foi possível a autorização do curso de Engenharia Civil, o que dá uma nova cara para a instituição,  a encorpa e a prontifica para novos desafios", completa.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897