INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS

Palestra sobre indenizações trabalhistas reúne grande público na Acissp

Por: João Oliveira | Editoria: justica | 08/05/2017 | Visualizações: 280

- Foto de Reprodução

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp) de São Sebastião do Paraíso, realizou em sua sede (3/5), uma palestra que foi elaborada e conduzida pela equipe técnica da empresa Lidera Saúde e Segurança do Trabalho, sobre o tema “Indenização Trabalhista: Problema que Pode ser Evitado”.  O evento contou com a presença de vários empresários de diversos seguimentos do município e região, bem como de representantes dos escritórios de contabilidade de Paraíso e, ainda, de representante do Legislativo local - a vereadora Cidinha Cerize.
Segundo o presidente da Acissp, o evento foi muito bem conduzido pelo palestrante Marcelo de Pádua e contou com a presença de quase cem participantes. “Consideramos muito oportuna à parceria que acabamos de estabelecer  com o Grupo Controle, que reúne profissionais competentes voltados para a prestação de serviços nas áreas, ambiental, civil, sanitária, agronômica, resíduos e segurança do trabalho. A palestra, com o profissional Marcelo de Pádua, que abordou o tema ‘Indenização Trabalhista, um problema que pode ser evitado’, contou com cerca de 100 empresários que saíram muito satisfeitos com o conteúdo. Novos contatos deverão ocorrer “, destaca.
A Lidera Saúde e Segurança do Trabalho trata-se do mais novo trabalho do “Grupo Controle – A Casa da Engenharia”, com sede em Paraíso. A empresa desenvolve prestação de serviço de Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional. Para o gestor de processos da empresa, Hebert Pedroso “diante da grande quantidade de indenizações trabalhistas que os empresários têm enfrentado no desenvolvimento de suas atividades a palestra teve por fim demonstrar ao empreendedor os métodos seguros para obter-se a prevenção de procedimentos indenizatórios na área de saúde e segurança do trabalho”.
Segundo o empresário do ramo de transportes, Flávio Henrique de Oliveira, o evento trouxe grande contribuição para seu conhecimento e prevenção sobre o assunto. Ele destacou que “a empresa Lidera, por meio de seus profissionais, demonstrou de uma forma clara e objetiva que a gestão integrada da saúde e segurança do trabalho trata-se de um método eficaz para prevenção da indenização trabalhista”. Flávio ressaltou ainda, que “a indenização trabalhista trata-se de uma grande preocupação de todo empreendedor, tendo em vista que não é possível incluí-la dentro do contexto de previsão de custo da empresa e por isto prevenir é o melhor caminho”.
O palestrante Marcelo de Pádua, componente da equipe da empresa Lidera frisou a importância da gestão do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) como fator predeterminante para o sucesso do trabalho. Expôs que o segredo para se evitar a indenização trabalhista trata-se da aplicação de métodos que promovam a satisfação do trabalhador e a consequente segurança do empresário. 
“A integração da gestão dos processos relacionados a engenharia de segurança, da medicina do trabalho, do setor de recursos humanos da empresa, bem como do próprio empresário trata-se de fator fundamental para evitar-se indenizações desta natureza”. 
Marcelo relata que a ausência de gestão integrada do trabalho causa grandes prejuízos para todos: para o trabalhador que tem a sua saúde afetada, da empresa prestadora deste serviço que perde a credibilidade, bem como o principal afetado que é o empresário, tendo em vista as indenizações que trazem prejuízos incalculáveis.
Segundo a médica do trabalho da empresa Lidera, Raquel de Azevedo Faria, “a falta de gestão integrada da saúde e segurança do trabalho gera a insatisfação do trabalhador, reduzida produtividade, riscos de acidentes, absenteísmos, não cumprimento de metas e objetivos empresariais, impactos financeiros na empresa e por fim a indenização trabalhista”. 
A palestra teve, também, a participação do engenheiro de segurança do trabalho Rodolfo Moreira de Carvalho, do técnico de segurança Fabrício Carvalho, bem como da biomédica, especialista em gestão de saúde, Eloíza Amorim, todos da equipe Lidera, que abordaram de forma técnica e clara o tema.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897