INTERCÂMBIO FUTSAL

Paraíso Fut Sal recebe ala Syu, atleta japonês para intercâmbio

Por: Roberto Nogueira | Editoria: esporte | 13/05/2017 | Visualizações: 951

Jovem atleta japonês foi apresentado à imprensa na Arena Olímpica de Paraíso - Foto de Roberto Nogueira/Jornal do Sudoeste

A equipe da Intelli Paraíso Futsal apresentou na tarde de quinta-feira (11/5), o ala Shutaro Nakashima, mais conhecido como ‘Syu”. O jogador foi apresentado como mais um reforço ao jovem time que foi montado para a disputa da temporada e participará de um intercâmbio com atletas brasileiros. “É uma oportunidade de aprendizado, ele vai vivenciar uma cultura diferente e vai adquirir experiência na quadra”, disse o técnico Cidão.
A vinda do atleta para São Sebastião do Paraíso não é apenas mais uma contratação. A iniciativa dá continuidade ao projeto de intercâmbio cultural no futsal. Conforme o comandante da equipe grená a iniciativa é parte de um projeto iniciado em 2005. “Estive no Japão realizando cursos, palestras e conheço este menino desde os sete anos”, disse. 
A jovem promessa japonesa é o quinto estrangeiro a vestir o uniforme grená. Antes dele o também japonês Naoki, o bra-sileiro naturalizado paraguaio Robson, além dos argentinos Nico Sarmiento e Lucas Fran-cini fizeram parte da equipe em outras temporadas - no ano passado o britânico Adam Lio-ne participou de algumas atividades com a equipe intelliana, mas não chegou a ser inscrito. Antes do Paraíso Futsal, Syu defendia as cores do RAD Futsal, da cidade de Nagasaki.
Timidamente o ala foi apresentado à imprensa e participou das brincadeiras com os novos companheiros de time. Com a ajuda do intérprete ele disse que sua expectativa é de evoluir. “Quero crescer como jogador” disse. Natural de Nagasaki o atleta conta que ficou surpreso com a boa receptividade no Brasil e em Paraíso.  A pedido dos jornalistas ele fez algumas demonstrações com a bola pesada e demonstrou que tem habilidade, mas que quer aprender mais e se tornar um dos grandes nomes deste esporte em seu país.
Indagado pelo Jornal do Sudoeste sobre o que a equipe de Paraíso tem a oferecer ao jovem japonês o técnico Cidão, ao longo de sua experiência anunciou que a boa convivência é o primeiro passo. “É um choque cultural muito grande, e o aprendizado será dentro e fora de quadra. Vamos fazer o máximo possível para que este garoto consiga realizar o seu sonho, ao mesmo tempo em que vamos contar com ele para que possamos desenvolver os nossos projetos”, disse. 
O treinador aposta no novo talento da mesma forma em que acredita no projeto que está sendo desenvolvido pelas escolinhas de futsal que estão sendo criadas em Paraíso. “Há 12 anos vou ao Japão apresentar um pouquinho do nosso futsal e desde minhas primeiras viagens acompanho o desenvolvimento do Syu dentro da modalidade. Caso houver alguma oportunidade, colocaremos ele para jogar, mas nosso intuito é fazer esse intercâmbio dentro do futsal, trocando experiências dentro e fora de quadra”, completa Cidão.
O secretário de Esportes, Tomás Salviano Martins disse que esta iniciativa pode se tornar uma vitrine que irá atrair outros atletas e investimentos para o time. “Um dos objetivos é agregar a vinda deste e de outros atletas a condição de obtermos apoio de empresas daquele País e até mesmo possibilitará vinda de atletas que serão formados aqui”, comenta. Ele acrescentou ainda que a acolhida é peça fundamental e que acredita na boa convivência para que o novo atleta possa desenvolver o seu potencial dentro das quatro linhas. “Vamos apoiá-lo e oportunizar as condições para que ele se torne uma referência com as qualidades que ele já possui”, finalizou.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897