CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2100

Por: Redação | Editoria: cidades | 13/05/2017 | Visualizações: 225

- Foto de

DIRETORIA
O prefeito Walker Américo Oliveira esteve em Belo Horizonte durante a semana onde participou da realização da 34ª edição do Congresso Mineiro de Municípios, realizado na Expominas. Além de acompanhar várias palestras e participar da roda de negócios ele também anunciou que estava em busca de “soluções para o endividamento dos municípios mineiros e construir uma pauta coletiva visando rever as obrigações crescentes assumidas pelas prefeituras, que são de responsabilidade do Estado e da União”.
POSSE
Walkinho também é membro da nova diretoria da AMM (Associação Mineira de Municípios) que foi empossada na quinta-feira,11, para a gestão de 2017/2019. A presidência da entidade está com Julvan Lacerda, prefeito de Moema. A solenidade foi prestigiada por várias lideranças como o vice-governador do Estado Antônio Andrade, o vice-presidente da Assembleia, Lafaeytte Andrada, o ex-governador  Alberto Pinto Coelho entre outras lideranças.
ALINHAMENTO
Rompido com o governador Fernando Pimentel (PT) desde o primeiro ano do mandato, o vice-governador Antônio Andrade (PMDB) mostrou durante a abertura do 34º Congresso Mineiro de Municípios, estar com bastante prestígio entre prefeitos e lideranças municipais. Presidente estadual do partido, Toninho Andrade desfilou pelos estandes do Expominas, tomou café com expositores, ganhou presentes e foi disputado para sessão de fotos com os participantes.
CONFABULAÇÕES
Pela primeira vez, o vice-governador de Minas, Antônio Andrade, confirmou que pode haver uma composição de chapa entre PMDB e PSDB para as eleições ao governo de Minas em 2018. Caciques tucanos também confirmaram essa possibilidade. As declarações foram dadas durante o último dia do 34º Congresso da Associação Mineira dos Municípios (AMM). Contudo, membros das duas siglas ponderam que falta mais de um ano para as convenções partidárias e que ainda há muita “água para passar debaixo da ponte”, uma vez que, por serem “grandes” legendas, é difícil que alguém queria abrir mão da cabeça de chapa para as eleições ao governo do Estado.
COOPARAISO
Informações divulgadas pela Cooparaiso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso) dão conta de que 40% do total da dívida de R$ 230 milhões, ou seja, R$ 92 milhões já foram pagos.  A tendência é de que ao equilibrar as contas ela seja incorporada à sua tutora, se tornando uma só cooperativa. O contrato foi de arrendamento por cinco anos. Posteriormente vão decidir se renovam o ou fazem a incorporação. 
A PÉ
Um restrito número de envolvidos neste processo de arrendamento entende ter motivo para comemorar, apegando-se ao montante que foi pago. No entanto, cafeicultores reclamam que perderam o referencial de uma entidade voltada de fato para a cafeicultura. “Ficamos a pé, onde havia uma cooperativa montaram um “shopping rural”, disse a esta coluna um cafeicultor.
TRADICIONAL 
A Cooparaiso foi fundada em 23 de março de 1960, quando 56 produtores se uniram com o intuito de criar uma empresa que pudesse armazenar e facilitar a comercialização de suas produções. Assim, foi construído o primeiro armazém da Cooperativa. Em 1963, ocorreu a primeira exportação de 46.758 sacas de café e, em 1964, a importação de doze tratores para seus associados. A Cooperativa foi ampliando as atividades, construindo e arrendando mais armazéns e, em 1980, inaugurou o primeiro núcleo, na cidade de Itamogi (MG). Ela chegou a ter 11 escritórios; 5,2 mil cooperados, 380 funcionários e capacidade de armazenar 880 mil sacas de café.
COLETIVOS
A vereadora Cidinha Cerize vem realizando um trabalho tentando sensibilizar as autoridades para o problema do transporte coletivo em alguns bairros da cidade. A intenção dela é possibilitar que o serviço seja levado a alguns bairros como o Residencial Belvedere e Riviera entre outros. Nestes e em outros bairros a população tem reclamado que o serviço não está a contento. Em tempo o município está fazendo um novo processo de licitação para a prestação do serviço para os próximos anos, é tempo de discutir o assunto e acrescentar melhorias que precisam ser realizadas. 
BILHETE ÚNICO
Cidinha Cerize tem reivindicado a implantação do bilhete único e a otimização das linhas de ônibus. Ela cita a necessidade de criar linhas entre os bairros mencionados e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Da mesma forma pede adaptação na linha já existente para atender a demanda dos estudantes da E.E. Professora Inês Miranda e E.M.Alice Naves Ferreira. Os pleitos da vereadora foram encaminhados para serem analisados junto a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transito e Transportes. 
ATENDIDAS
Sugestões, recentemente dadas à administração municipal em artigos de Sebastião Tadeu Ribeiro no Jornal do Sudoeste, refletindo o pedido de um grande número de paraisenses, foram atendidas. A Praça Comendador José Honório (Matriz) que estava na penumbra, ganhou nova iluminação. A rua Deputado Delson Scarano, conforme apontou o "JS" estava um matagal que invadia calçadas. O mato foi cortado, somente não havia sido removido até na manhã de sexta-feira. O "JS" continua de olho para tornar Paraíso, um Paraíso de verdade.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897