REVISTA

Professor da Libertas tem artigo publicado na Universidade Federal de Pernambuco

Por: João Oliveira | Editoria: educacao | 14/05/2017 | Visualizações: 263

- Foto de Reprodução

O professor mestre Lucas Mateus Lima, docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Libertas – Faculdades Integradas, juntamente com o professor da Universidade de São Paulo (USP), doutor Walther Azzolini Júnior, teve estudo publicado na revista Custos e Agronegócio Online da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O tema do artigo é sobre o Acti-vity Based Costing (ABC), Custeio Baseado em Atividades, aplicado em uma entidade de grande porte do setor de grãos.
O trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa de Gestão Estratégica e Operacional da Produção com o objetivo de aplicar o método de Custeio ABC, demonstrando os efeitos causados pelas informações gerenciais relacionadas às decisões empresariais, sob uma perspectiva complementar a contabilidade tradicional de custos.
Conforme o professor, a aplicação ocorreu através da análise das operações de commodities, verificando a possibilidade de utilização do método de Custeio ABC.
“Desta forma, foi possível observar que, conforme defendido pela literatura, o método é relevante para apuração de informações adicionais sobre os processos organizacionais, as quais não são disponibilizadas geralmente pela contabilidade tradicional de custos, utilizada para fins fiscais. Os métodos tradicionais acabam causando um engessamento dos dados sobre custos o que compromete a análise das atividades por gestores, o que também foi constatado pelo estudo. Porém, esses métodos têm sua finalidade e função. Assim, pode gerar um efeito de subvalorizarão e supervalorização de atividades e, por fim, do custo dos produtos, o que afeta preço de venda e até mesmo a estratégia adotada, podendo comprometer a competitividade da organização”.
Foram analisados os procedimentos de Mercado Interno e Exportação da organização e através do estudo, nesse aspecto, concluiu-se que não houve diferença considerável entre o Custeio ABC e os métodos já utilizados na empresa. No entanto, quando a análise se estendeu para as transações e por clientes, foi possível observar a importância da leitura de gastos por atividades e não somente por produto.
Surgiu então uma visão sobre os procedimentos que consumiam mais recursos e possíveis cenários para tomada de decisão. Um ponto a ser destacado é que o comprometimento dos gestores e colaboradores envolvidos com o projeto é extremamente necessário. O sucesso ou fracasso do método está relacionado diretamente com os recursos disponibilizados para sua implementação e manutenção cíclica. O artigo foi publicado no Volume 13, Número 1, representando trabalhos de janeiro a março de 2017 do periódico”, completou.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897