Marcelo Aro toma posse como secretário de Estado de Governo

Cerimônia aconteceu na tarde desta quinta-feira (20/2), no Palácio da Liberdade
Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O governador Romeu Zema empossou, nesta quinta-feira (20), o novo secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, durante solenidade no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A cerimônia contou com a presença de secretários de Estado, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, representantes de diversos órgãos do Governo, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Aro agradeceu a todos os presentes, classificou o novo posto como um “chamado” e assegurou que fará o que for certo à frente da nova pasta. “Serei assim como Santo Agostinho nos ensina: serei minha melhor versão, agirei com excelência, com virtude, neste cargo”.

O secretário de Estado de Governo também se colocou, mais uma vez, aberto ao diálogo e ao trabalho conjunto com o Legislativo em prol do povo mineiro. “Queridos deputados que aqui estão, esperem de mim o melhor que eu possa dar. Vou trabalhar incansavelmente para atender cada um de vocês. Sei ‘onde o calo aperta’, sei o que significa a responsabilidade de representar um povo como o Estado de Minas Gerais. Podem ter certeza que o Governo vai ser parceiro de vocês”, destacou, reforçando ao governador Romeu Zema que fará de tudo para que dê certo.

O novo secretário de Governo assume a pasta com o compromisso de fortalecer a articulação política do Estado e ampliar o diálogo entre o Executivo e o Legislativo e garantiu que não vão faltar empenho e dedicação para atender à responsabilidade confiada a ele por Zema.

PROPAG
Entre as prioridades da Segov para 2025, reforçadas pelo secretário de Governo durante a posse, está a adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag) — uma medida considerada essencial para equacionar a dívida com a União —, além das privatizações.

“Vejo no Marcelo um jovem extremamente talentoso, capacitado, com total condição - como já mostrou na Casa Civil - de assumir e conseguir marcar muitos gols para o nosso Governo, na Secretaria de Governo, que tenho certeza ele vai conduzir muito bem. Ele vai ter todo apoio meu”, afirmou Romeu Zema.

Por meio de vídeo, o vice-governador, Professor Mateus, destacou o trabalho que já vinha sendo feito por Marcelo Aro na Casa Civil e que agora terá continuidade na nova pasta. “Tenho certeza, Marcelo, de que você, com sua capacidade de interlocução, sua inteligência, vai colaborar muito para que a gente possa continuar avançando”, disse.

SÓLIDA TRAJETÓRIA POLÍTICA
O secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, é belo-horizontino, tem 37 anos e ocupava o cargo de secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Minas Gerais. Advogado, jornalista e mestre em Direito Constitucional, construiu uma sólida trajetória política: foi vereador de Belo Horizonte e deputado federal por dois mandatos. Na Câmara dos Deputados, representou Minas Gerais conduzindo um papel estratégico enquanto Líder do Governo Zema.

Casado com Tininha e pai de 6 filhos, descobriu a sua missão de vida com o nascimento da sua primeira filha, que foi diagnosticada com uma doença rara. Por isso, tornou-se um defensor da causa das pessoas com deficiência e doentes raros. Em 2019, fundou a Casa de Maria, a primeira casa de acolhimento às pessoas com doenças raras do Brasil, amparando centenas de famílias mineiras. (Sup. Central de Imprensa Gov. MG)