Encontro das Mulheres Produtoras destaca protagonismo feminino na cafeicultura

O Parque da Serrinha sediou na manhã de sexta-feira, 28, o Encontro das Mulheres Produtoras, para debater e compartilhar experiências sobre cafeicultura
O evento, promovido pela Prefeitura e pela Emater, intitulado Encontro das Mulheres Produtoras: Café – do pé à xícara, proporcionou uma imersão no universo do cultivo, processamento e mercado do café, reforçando o papel das mulheres no setor.
O prefeito Marcelo Morais e o vice, Daniel Tales, estiveram presentes e destacaram a importância de eventos como este, ressaltando os desafios enfrentados pela Administração Municipal. “Esse evento é muito especial, e a data do Dia Internacional da Mulher representa, de fato, o espaço que essas mulheres merecem ocupar em todos os setores da sociedade. Precisamos valorizá-las por isso e gostaríamos de deixar essa mensagem. Chegar aqui hoje, com a Sirlei, da Emater, a Camila, a FETEC prestes a acontecer, nos faz lembrar dos muitos desafios que enfrentamos para estarmos aqui”, completou o prefeito.
Após a recepção de participantes, houve a primeira palestra, pela engenheira agrônoma e extensionista agropecuária da Emater-MG, Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho sobre o tema "Cafeicultura: Iniciada a atividade, como manter a produção e quais as tomadas de decisões a serem feitas". A especialista trouxe insights valiosos sobre gestão da lavoura e estratégias para a sustentabilidade do negócio cafeeiro.
Na sequência, às 9h30, foi a vez de Janaína Medeiros, engenheira de alimentos e sócia da Alto de Minas Soluções em Café, conduzir a palestra "Mulheres e Café: Transformando Valor em Oportunidade". Durante sua apresentação, ela destacou como as mulheres podem agregar valor ao produto e ampliar suas oportunidades no mercado cafeeiro.
Finalizando a rodada de debates, às 10h30, Pâmela França, barista sênior e agente de desenvolvimento rural da ACISSP AGRO, trouxe o tema "Profissionalismo e diferencial: Olhos atentos para a qualidade na cafeicultura moderna". Com sua experiência no setor, Pâmela enfatizou a importância do controle de qualidade e das boas práticas na produção de cafés especiais.
O evento foi encerrado às 11h30, seguido de um momento de confraternização e almoço entre as participantes. A iniciativa reforçou a presença e a força das mulheres na cafeicultura, promovendo conhecimento, networking e inspiração para as produtoras da região.