Vereador fiscaliza obras de abrigo municipal para animais na Serra do Campo Alegre

Foto: Reprodução

O vereador Juliano Carlos Reis (Biju), visitou essa semana as obras do abrigo municipal de animais na Serra do Campo Alegre, tendo acesso pela rodovia MGC 491, em São Sebastião do Paraíso.  Biju afirma que muito em breve “teremos novo cenário, com maior possibilidade de cuidados com animais”.

Atuante pela causa, e por políticas públicas de esterilização para o controle populaci-onal de animais, ele conta que  quando iniciou sua jornada no Legislativo, sempre acreditou que se cada parlamentar segurasse uma bandeira e se dedicasse a ela, “conseguiríamos preencher lacunas de problemas crônicos de nossa cidade, e tais problemas pertinentes a situação dos animais de nosso município eram desafiadores. Muito abandono, falta de consciência, omissão de administrações anteriores e nenhuma política pública para fazer o controle de um senso que chega a praticamente 13 mil animais”.

O vereador salienta que teve “uma oportunidade única de contribuir para a mudança desse quadro com parceiros que eram convergentes na mesma vontade, o vereador Marcão, prefeito Marcelo Morais, deputado Noraldino Junior e o coordenador de zoonoses Luci-ano Santana com toda sua equipe”.

“A partir daí, potencializa-mos nossas forças e levantamos um alicerce para a construção de novos rumos para a causa, com políticas públicas que vão de vacinação poliva-lente, microchipagem a muti-rão de castração. Agora só faltava uma sede própria para acolher e cuidar dos animais com mais amor e dignidade” relata Biju 

A busca por um modelo ideal de abrigo vem desde o mandato passado. Em fevereiro de 2021, vereadores visitaram a UBS animal de Sertãozinho (SP). Em dezembro do mesmo ano, Biju visitou o abrigo e, Alfenas. No ano passado, a Prefeitura iniciou as obras do abrigo municipal de animais.

“É de fato um grande centro de acolhimento ampliando nossas possibilidades. Vamos poder receber cães, gatos, animais de grande porte e quem sabe, um espaço para abrigar animais silvestres até que possamos ter suporte da Polícia Ambiental para encaminhar ao CETAS (Centro de triagem de animais silvestres). O CETAS mais próximo fica a 300 quilômetros de Paraíso, em Divinópolis” afirma Biju

Nesta semana, por determinação do prefeito Marcelo Morais, a Guarda Civil Municipal começou atuar com apreensão de animais de grande porte e multar proprietários que os deixam soltos em vias públicas, oferecendo risco no trânsito. A operação já contabi-lizou dezenas de recolhimento desses animais e multa de quase 17 mil reais.

“O abrigo será um divisor de águas para a harmonia de todo contexto da convivência e disciplina da situação dos animais em Paraíso. A estrutura da construção vem pra sanar todos os problemas relacionados. Cavalos, vacas, bois, enfim, haverá curral, um local apropriado para o recolhimento desses animais e fazer nossa legislação vigorar ao pé da letra. Com efetivo treinado e veículo apropriado, a fiscalização ganha todos os mecanismos para nenhum proprietário irresponsável passar impune caso ande na contramão das leis”.

Haverá multa, custeio de estada, e quem sabe, se o tutor não buscar no prazo, o animal de grande porte poderá ser leiloado e o valor recebido revertido para melhorias em nossa cidade ou para entidades filantrópicas”.

O abrigo dará inúmeras possibilidades, como o suporte veterinário para cães comunitários e devolver para seu bairro, tratamento para filhotes abandonados os deixando aptos para instituir feiras de adoção o direcionando para uma família que lhe dê amor. Além do canil, com a capacidade três vezes maior. Haverá trato especial com os gatinhos também, em um amplo gatil, salienta Biju.

O vereador pontua que “o mais importante é gerar conscientização para a população. Poder público e população têm que andar juntos, via de mão dupla e entender que um centro de acolhimento, não é um depósito de animais e sim uma passagem para que bichinhos ganhem uma nova perspectiva de vida. A saúde animal é inteiramente ligada com a saúde humana.  Estou muito empolgado e tenho certeza que vamos ser referência na região”, finaliza Biju

A obra do abrigo municipal de animais está orçada em R$ 1.625.500,00. A documentação foi assinada em junho do ano passado, e o início das obras em outubro, sendo a previsão de 11 meses para a execução.