Sergio Magalhães, de Interlagos
Na sessão de treinos mais importante do dia, disputada no mesmo horário em que será definido o grid de largada, amanhã, e também mesmo horário que começa o 45º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, às 14 horas do domingo, o inglês Lewis Hamilton voltou a ser o mais rápido, em Interlagos, a exemplo da primeira sessão de treinos livres pela manhã. Porém, devido à alta temperatura do asfalto, 53ºC nesta tarde, o tempo da manhã em 1min11s895 acabou sendo o melhor do dia.
Com 1min12s271, o inglês foi apenas 0s030 mais rápido que o rival e postulante ao título aqui, em Interlagos, Nico Rosberg, que terminou a sessão em segundo lugar. Valteri Bottas terminou em 3º e logo atrás, em 4º, ficou o companheiro de Williams, o brasileiro Felipe Massa que está se despedindo de Interlagos como piloto de Fórmula 1.
O top dez foi completado por Daniel Ricciardo (Red Bull) em 5º, Max Verstappen (Red Bull) em 6º, Sebastian Vettel (Ferrari), em 7º, Kimi Raikkonen (Ferrari) em 8º, Nico Hulkenberg (Force India) em 9º, e Jenson Button (McLaren), em 10º.
O outro brasileiro, Felipe Nasr terminou em 17º, à frente do companheiro de Sauber, Marcus Ericsson, que finalizou a sessão em 21º.
Mas foi Fernando Alonso quem roubou a cena aqui em Interlagos. Ano passado, o bicampeão Mundial de 2005 e 2006 havia também roubado a cena no treino de sábado quando teve problemas com a McLaren e sentou-se na cadeira de um fiscal de pista e ficou tomando sol. A brincadeira de Alonso, hoje, foi mais ou menos parecida. Novamente ele enfrentou problemas com o seu carro, abandonou o treino e debaixo de um sol escaldante fez brincadeira com uma pedra, arriscando uma ‘embaixadinha’ e depois assumiu o comando de uma câmera móvel de TV e ciente de que estava sendo filmado, se divertiu dando uma de cinegrafista. O espanhol terminou a sessão em 11º com o tempo de 1min13s572.
Após a sessão, o Jornal do Sudoeste ouviu Felipe Massa na área reservada à imprensa, no paddock. Massa disse ficou satisfeito com o comportamento do carro, “foi uma boa sexta-feira”, disse. Porém ainda acha cedo para traçar planos para o domingo. O piloto falou que o objetivo da Williams é continuar lutando para superar a Force India na luta pela quarta posição no Mundial de Construtores. “sabemos que não é fácil, mas a gente tem que continuar acreditando até o final”.
Os carros voltam a pista agora na manhã deste sábado com a terceira e última sessão de treinos livres marcada para as 11h, antes da classificação que vai definir o grid de largada às 14h.
Se amanhã o clima aqui em Interlagos continuar como hoje, os pilotos e engenheiros vão ter muito trabalho para traçar a estratégia de corrida. Em Interlagos sempre há a possibilidade de chuva, mas nesta tarde os termômetros registraram 31ºC de temperatura ambiente e 53ºC no asfalto. Com essa temperatura e num asfalto abrasivo como o de Interlagos, aumenta muito o desgaste de pneus.