Sergio Magalhães, de Interlagos
O treino começou com leve garoa, temperatura ambiente de 18ºC e 23ºC no asfalto, bem diferente dos 31º de ontem e 53ºC da pista. Logo de cara Lewis Hamilton já cravou 1min11s511, 0s304 mais rápido que Nico Rosberg com pneus macios (amarelo) e se garantiu para o Q2, a segunda das três partes que dividem o treino classificatório. Avançaram também à segunda parte da classificação, Max Verstappen, Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Felipe Massa, Valtteri Bottas,Fernando Alonso, Romain Grosjean, Carlos Sainz, Esteban Gutierrez e Daniil Kvyat
Os cortados foram Jolyon Palmer, Jenson Button que também faz sua última corrida em Interlagos, Kevin Magnussen, Pascal Wehrlein, Esteban Ocon, Marcus Ercsson e Felipe Nasr, mais uma vez superado pelo companheiro de equipe e vai largar em último. Nasr atribuiu o mal resultado ao trafego que pegou na pista em sua última volta lançada.
O Q2 começou com algumas pequenas aberturas de sol. A chuva já não ameaçava mais tanto quanto no início da classificação. Hamilton novamente fez um tempo melhor do que Rosberg 1min11s238 - ambos com os pneus amarelos e se recolheram para os boxes com apenas uma volta cada. O tempo dos pilotos da Mercedes já era suficiente para se garantirem para ao Q3.
Avançaram para a parte final do treino Verstappen, Vettel, Ricciardo, Raikkonen, Alonso que no último minuto pulou para 7º, Pérez, Grosjean e Hulkenberg.
Os cortados da vez foram Bottas, Gutierrez, Massa, Kvyat e Sainz. Na corrida de despedida de Interlagos como piloto de Fórmula 1, Massa não obteve um bom rendimento, diferente do então promissor quarto lugar que havia obtido ontem. E não foi só ele. Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas também ficou na degola e vai largar em 11º, comprovando a queda de desempenho da Williams de um dia para o outro. Ao sair do carro, Felipe foi aplaudido pelos fãs, em Interlagos. Massa disse não que não esperava ficar de fora do Q3 e reclamou dos pneus e de falta de aderência de seu carro.
Veio o Q3, hora de decidir quem vai largar em primeiro. Numa espécie de marcação homem a homem, Rosberg foi para a pista imediatamente atrás de Hamilton. Mas na primeira tentativa o inglês mandou um temporal: 1min10s860, foi 0s160 mais rápido que Rosberg. Na segunda tentativa com o segundo jogo de pneus Hamilton melhorou ainda mais o seu tempo e cravou a pole position com 1min10s736 contra 1min10s838 de Rosberg. Foi a 60ª pole position do piloto inglês, a 11ª no ano.
Na briga pelo título, Hamilton tem que impedir que Rosberg vença a corrida já que uma vitória do piloto alemão lhe dá o primeiro título na Fórmula 1 com uma corrida de antecedência.
Kimi Raikkonen da Ferrari surpreendeu e fez o 3º melhor tempo, seguido por Max Verstappen, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Romais Grosjean, Nico Hulkenberg e Sergio Pérez fechando os dez primeiros do grid.
Confira o grid de largada para o GP do Brasil
1 Lewis Hamilton (ING) Mercedes
2 Nico Rosberg (ALE) Mercedes
3 Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari
4 Max Verstappen (HOL) Red Bull-TAG Heuer
5 Sebastian Vettel (ALE) Ferrari
6 Daniel Ricciardo (AUS) Red Bull-TAG Heuer
7 Romain Grosjean (FRA) Haas-Ferrari
8 Nico Hulkenberg (ALE) Force India-Mercedes
9 Sergio Pérez (MEX) Force India-Mercedes
10 Fernando Alonso (ESP) McLaren-Honda
11 Valtteri Bottas (FIN) Williams-Mercedes
12 Esteban Gutierrez (MEX) Hass-Ferrari
13 Felipe Massa (BRA) Williams-Mercedes
14 Daniil Kvyat (RUS) Toro Rosso-Ferrari
15 Carlos Sainz Jr (ESP) Toro Rosso-Ferrari
16 Jolyon Palmer (ING) Renault
17 Jenson Button (ING) McLaren-Honda
18 Kevin Magnussen (DIN) Renault
19 Pascal Wehrlein (ALE) Manor-Mercedes
20 Esteban Ocon (FRA) Manor-Mercedes
21 Marcus Ericsson (SUE) Sauber-Ferrari
22 Felipe Nasr (BRA) Sauber-Ferrari