PASSAGENS

Determina

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 13-11-2016 00:00 | 932
Foto:

O cumprimento de uma norma da Agência Nacional de Transportes Terrestre (AN TT), causou o encarecimento de passagens de Paraíso para cidades como Passos e Itaú de Minas. Isso porque as linhas que têm a concessão da rota interestadual, e que passam por essas cidades com mais frequência, ficaram proibidas de vender bilhetes que não fosse com os valores entre os “pares de município”, ou seja, entre a início da linha (no estado de São Paulo) e a ponto final (em Minas Gerias), ou vice-versa.



A Viação São Bento que há mais de 60 anos tem a concessão do trecho Ribeirão – Passos, foi uma das empresas mais prejudicadas bem como usuários de seus serviços, e, segundo informações, houve uma redução de cerca de 90% nas vendas das passagens de São Sebastião do Paraíso à Passos, sendo que a empresa é a única que tem transporte de hora em hora para esta cidade.



A assessoria da ANTT informou que a Viação São Bento tem licença operacional para realizar o serviço de Ribeirão Preto (SP) – Passos (MG), ou seja, neste serviço a empresa está autorizada a comercializar bilhetes de passagens entre 12 pares de municípios e, apesar da linha passar por São Sebastião do Paraíso, Itaú e Passos, a empresa não tem autorização de comercializar passagens entre eles.



No entanto, a agência informou ainda que foi encaminhado um ofício, no qual informou a São Bento que, caso houvesse interesse em operar serviços intermunicipais na linha Federal, seria necessário solicitar autorização ao órgão estadual responsável e encaminhar documentação à ANTT. Ao Jornal do Sudoeste, o coordenador de tráfego da Viação São Bento, Claudinei Dazarias, informou que há interesse, sim, da empresa fazer esse transporte, mas por enquanto está proibida de vender esses bilhetes.



“Temos que cumprir a determinação da ANTT, por isso não estamos operando o transporte intermunicipal, mas nosso departamento jurídico já está se mobilizando para volta esse atendimento. A empresa só deixou de fazer devido a esta determinação”, disse.



O valor das passagens, que costumavam custar cerca de R$ 12, agora é vendido a R$ 16 por se tratar do par de município que corresponde Santo Antônio da Alegria (SP) – à Passos, antes, essas passagens eram vendidas com valores proporcionais à rota, o que já não acontece mais. A São Bento não estipulou prazo, mas garantiu que trabalha para resolver a questão.