O "Novembro Azul", campanha que vem sem realizada no país há alguns anos com o objetivo de conscientizar os homens da importância de cuidar da saúde, principalmente no que se diz respeito a questão do câncer de próstata, traz a oportunidade de debater o tema e desconstruir um dos principais tabus para o homem: a sua própria saúde.
Para este ano, a campanha tem como base orientações do próprio Ministério da Saúde, que pensando em ampliar a procura dos homens às Unidades Básicas de Saúde (USF), desenvolveu ações para possibilitar o entendimento e a realidade deste público, promovendo ações que visam o cuidado e a prevenção dos homens entre 20 e 59 anos de idade, a fim de reduzir as taxas de mortalidade e morbidade e melhorar a qualidade da população masculina.
Em São Sebastião do Paraíso, a coordenadora das USFs no município, Fernanda Amorim Sposito Scarano, explica que o foco da campanha é justamente tratar a saúde do homem como um todo, fugindo um pouco do foco que geralmente a campanha traz, que é a questão da prevenção e combate ao câncer de próstata, o que também não deixou de ser abordado.
"Este ano a campanha está mais abrangente, estamos organizando palestras nas próprias unidades de saúde onde os profissionais abordam a importância de fazer atividade física para o combate e prevenção de doenças; a questão da alimentação, a saúde no trabalho e tudo que possa envolver a saúde masculina", elucida a coordenadora.
Conforme Fernanda, este ano houve um aumento considerável do público em relação a última campanha. "Às vezes programávamos uma palestra e iam cerca três homens, por exemplo, esse ano não, a população está mais participativa. A ação que realizamos na USF da Vila Mariana foi um sucesso; compareceram muitos participantes e sempre há um café e bate papo com as pessoas, foi muito legal a ação; no USF do San Genaro também, a campanha foi um sucesso", destaca.
CALENDÁRIO
As palestras e as ações acontecem durante todo o longo do mês e as unidades estão decoradas de azul em alusão à data. Na quinta-feira (17/11), aconteceu palestra e atividades abordando o tema na USF da Lagoinha. Na sexta-feira (18/11), as atividades acontecem na USF do Jardim Planalto e no Cidade Industrial. No dia 25, às 13h, as atividade acontecem na USF da Vila Santa Maria e, fechando as atividades, no dia 30 de novembro, às ações acontecem na USF do Caic III, às 16h30.
Fernanda destaca ainda que onde já aconteceu as atividades, os trabalhos de conscientização ainda continuam, principalmente com as visitas dos agentes de saúde às residências, com panfletagem e orientações dos agentes.