Conforme informações obtidas pelo Jornal do Sudoeste no início da semana, o prefeito Walker Américo de Oliveira (Walkinho) percorreu grande parte da área urbana de Paraíso para conhecer as áreas verdes e institucionais e demais lotes vagos que pertencem ao patrimônio público municipal.
Segundo informações, a finalidade deste reconhecimento foi para checar se referidas áreas estão limpas, calçadas e, principalmente verificar a quantidade de áreas ociosas e, quem sabe, com um trabalho conjunto com a Câmara Municipal com acompanhamento do Departamento Jurídico da Prefeitura, poder em futuro próximo dispor destas áreas para angariar recursos financeiros e sanar dívidas da Prefeitura com o INPAR, e se por acaso houver sobras, também pelo menos sanar parte das dívidas com fornecedores, prestadores de serviços e folhas de pagamentos de servidores da ativa e inativos.
Realmente, se caso vier acontecer tais providências, será uma alternativa inteligente que poderá sim sanar parte das dívidas de prefeitos anteriores.
A Prefeitura é proprietária de várias glebas, sendo áreas verdes ou institucionais onde não dá conta de nem proceder a limpeza, cercar ou construir calçadas. Na verdade, estão mesmo abandonadas pelo Poder Executivo Municipal, servindo só para procriação de animais peçonhentos, mosquitos transmissores da dengue. Algumas estão ocupadas por invasores.
Existem grandes áreas que ultrapassam 20 mil metros quadrados. A Prefeitura com aval da Câmara e do Departamento Jurídico do município poderá efetuar uma análise criteriosa e legal, fazer o desmembramento nestas grandes glebas, onde o município continua com, por exemplo, um quarto da área atualmente existente. A restante, com a devida avaliação, poderá ser disponibilizada para venda obedecendo critérios e processo legal atinentes ao caso, ou seja, melhor oferta.
Com isso poderá arrecadar recursos financeiros, e os novos proprietários dar destinação apropriada, incentivando a urbanização e geração de empregos. É uma alternativa que poderá sanar dívidas da Prefeitura.
Nas áreas que forem reservadas para o município o prefeito poderá construir áreas com infraestrutura de lazer, ocupar com edificações como creches, escolas, postos de saúde, dentre outros serviços públicos que venham proporcionar benefícios para a comunidade paraisense.