AGR

Haras Deborah

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 12-03-2017 00:00 | 1899
Foto:

Há pouco mais de dois anos, não obstante ser um dos mais conceituados profissionais, notadamente em cardiologia, o médico Henry José Brigagão Pinheiro de Alcântara, resolveu interromper sua atividade. Fechou seu consultório e deixou as jornadas na Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso. Conforme disse, estava difícil conciliar medicina e a atividade não médica. Preferiu focar nos empreendimentos imobiliários, comerciais e agropecuários que incluem fazendas produtoras de café e gado, que paralelamente vinha exercendo.



Neste contexto está incluído o Haras Deborah’s Ranch, com animais de alta linhagem da raça Quarto de Milha, exemplares que têm se destacado em campeonatos regionais e em nível nacional. Dr. Henry salienta que o objetivo do Haras não é comercial, sim para o lazer familiar, (dele, de sua esposa Maria Helena, da filha Deborah e amigos). Ocasionalmente vende um ou outro animal.



O prazer de cavalgar vem desde criança quando ele e seus irmãos, incentivados pelo pai, Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara, montaram os primeiros animais, no sítio da família. Há mais ou menos 25 anos, já formado, comprou um Quarto de Milha. Com o tempo, além dos irmãos e amigos Dr. Henry passou a fazer cavalgadas com a filha Deborah Brigagão Brandão Alcântara, à época, com cinco anos. Em seguida, vieram as primeiras competições, e já se vão alguns anos, com pai e filha participando de prazerosos eventos Brasil afora, principalmente no interior paulista onde há municípios que são referência nas modalidades  “Team Penning”, Três Tambores, Working Penning, Ranch Sorting, dentre outras.



Eles iniciaram pelo Team Pen-ning, uma modalidade de apartação de cavaleiros e amazonas, disputada por trios que apartam o gado. “Com esses trios competimos em campeonatos na região de Ribeirão Preto. Algum tempo depois passamos participar também de competições Três Tambores, em que a Débora ganhou o campeonato nacional em uma das modalidades” explica Dr. Henry.



Três Tambores é uma prova de rodeio que combina a habilidade atlética do cavalo e da amazona para contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível. Anualmente há provas oficiais em Avaré (SP), em Altinópolis, Bauru, Barretos. Outra modalidade, o Working Penning, é apartação é feita sozinho.



Conforme enfatiza Dr. Henry, embora o Quarto de Milha seja uma raça, para cada tipo de esporte existe uma linhagem mais apropriada. “Então temos as linhagens voltadas para boi, que têm o que chamamos call sense (senso de boi) e as linhagens de corrida, cavalos mais rápidos, velozes mais indicados para provas de Três Tambores”.



No “Deborah’s Ranch” desenvolveu-se o cruzamento de linhagens dos animais de corrida costumeiramente mais rápidos, mas pouco habilidosos, com  os de boi ou de rédeas, muito habilidosos, mas que às vezes não têm tanta velocidade. Com os cruzamentos feitos buscamos “temperar isso” para que animais atendam em provas dos Três Tambores. É divertido, gostoso, diz Dr. Henry.



 



Seleção do plantel. 



No quarto de milha há linhagens definidas, já com histórico dos garanhões já direcionado. A região de Bauru, Presidente Prudente, Avaré, tem cavalos muito bons, mas a seleção é feita também com a utilização dos importados. “O quarto de milha é de origem americana, e este é o grande foco da criação nesta raça, embora no Brasil tenhamos muitos cavalos bons, mas são filhos, netos de cavalos americanos. A influência de cavalos americanos na criação de Quarto de Milha é muito grande”, observa.



No “Deborah’s Ranch”, éguas são enviadas para determinado centro de reprodução, na região de São José do Rio Pardo (SP), ou Porto Feliz para o Rancho das Américas, onde se faz a transferência de embriões. Vão doadoras e receptoras e os embriões são colocados. “Em vez de conseguir apenas um potro de cada égua, consigo três, quatro no ano, e continuamos competindo com a égua porque ela não vai emprenhar, de vez que há as receptoras” explica Dr. Henry.



Para provas Três Tambores, via de regra os animais são mais robustos, enquanto na linhagem apartação são menores. A preparação dos animais é feita no Deborah’s Ranch pelo habilidoso  treinador Emerson Serrete Garcia de Figueiredo Neto com a assistência de Paulo Camilo, do Rancho Mariana, de Altinópolis, que no dizer de Dr. Henry, “é muito eficiente”. Três vezes ao mês ele acompanha o plantel que vem se renovando, para seguir a trilha dos já consagrados Pépito Bonaiss, cavalo do ano da ABQN em Ranch Sorting, além de Sky Moon, Cockpit, Fox, Vitória, que têm seus nomes gravados em memoráveis competições.



Deborah Brigagão Brandão Alcântara é universitária, estuda em São Paulo. Nos feriados ela vem a Paraíso, ou quando há competições o animal é levado e ela vai para o local. Dr. Henry embora não tenha muito tempo, não perde oportunidade em participar na categoria máster em Team Penning, Working Penning e Ranch Sorting.



 

M
Deborah Brigag