EXCEL

Libertas Faculdades Integradas

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 12-03-2017 00:00 | 1410
Os
Os Foto:

A Libertas – Faculdades Integradas é agora excelência regional em Ciências Contábeis, curso com esse status por meio de sua nota no Enade 2015 (Exame Nacional de Desenvolvimento do Estudante), que alcançou 4, sendo a pontuação máxima 5, considerando que o exame foi aplicado em seis instituições da região.



No ano passado, o curso de Sistema da Informação da Libertas também passou pelo exame e obteve nota 4. Essas notas referem-se ao Enade realizado em 2015, porém só agora foi divulgado pelo governo federal.



Além dos alunos do curso de Ciências Contábeis, fizeram o exame os alunos da Libertas nos cursos de Administração de Empresas, que obteve a nota 4 e do curso de Direito que alcançou a nota 2.



O Enade é formado por avaliação sobre “formação geral”, que é o mesmo aplicado aos estudantes de todos os cursos e vale 25% da nota. Os 75% dizem respeito ao exame de “conhecimento específico”, diferente para cada curso.



O computo geral da instituição é dado pelo IGC (Índice Geral de Cursos), um índice formado pela média que os cursos obtiveram no Enade somada ao CPC (Conceito Preliminar de Curso). As Libertas Faculdades Integradas conseguiram a nota 3, suficiente para torná-la apta a abrir novos cursos. Desta forma, em breve, a Libertas deve oferecer o curso de Engenharia Civil, como informou o diretor acadêmico da instituição, Davidson Scarano.



Também por meio do Enade é formado o índice CPC, que é composto pelas notas de censo escolar, pela avaliação da titulação de professores e pela avaliação sobre infraestrutura, que é um quesito averiguado por meio de questionário que os alunos respondem, descrevendo a faculdade. O CPC é o índice que possibilita bolsas do Fies.



“A Libertas teve um aumento significativo em suas notas, principalmente no curso de Administração, que no Enade anterior, o de 2002, foi nota 1 e passou para 3. Isso influenciou para aumentar o CPC desse curso, passando também para 3, aumentando assim o nosso número de bolsas para o Fies”, explicou Davidson.



Obviamente, ele comentou que o maior ganho foi para a nota do curso de Ciências Contábeis. “Foi um aumento muito significativo, com Enade e a nota 4 e o CPC do curso também em 4 e, assim sendo, é o melhor curso de Contabilidade da região”, comentou Davidson.



Ele disse que “houve um pequeno tropeço” na avaliação do curso de Direito, obtendo a pontuação 2, porém o CPC desse curso ficou em 3, o que é muito importante para o acesso a bolsas do Fies.



“Soma-se a isso o fato de termos CPC 4 em Sistemas da Informação, que influenciou na melhoria do IGC, a média da somatória de todas as notas.  Passamos de 2, que era insatisfatório, para 3 e assim poderemos abrir qualquer curso”, disse, ressaltando que isso coloca a Libertas como umas das melhores faculdades da região, instituição que possui dois cursos em nível de excelência.



“Estamos esperançosos que no próximo Enade haja uma melhora no curso de Direito. No ano passado foi realizado o Enade do curso de Enfermagem, ainda não divulgado. Já temos o ganho do mercado de trabalho, considerando que a comunidade médica de Paraíso dá preferência à contratação de alunos de Enfermagem da Libertas, após estágio”.