TRABALHO

Deputado Arantes promove reuni

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 13-03-2017 00:00 | 1232
Foto:

A convite do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (MTE – MG), João Carlos Gontijo de Amorim e sua equipe, estiveram em São Sebastião do Paraíso na manhã de sexta-feira, (10/3), no Teatro Municipal “Sebastião Furlan”, para uma audiência sobre legislação trabalhista e assuntos relacionados.



“O objetivo desse encontro foi oportunizar aos setores econômicos de nossa região a troca de informações em busca de equilíbrio no cumprimento da legislação trabalhista, adotando ações preventivas em prol do desenvolvimento econômico, não prejudicando-o por descuidos que possam também afetar a geração de empregos e renda”, explicou o deputado Antônio Carlos.



João Carlos disse que é importante “discutir a fiscalização no cumprimento da Consolidação das Leis trabalhistas (CLT) nos setores produtivos locais”. Tanto o é que ele e o deputado realizaram encontro semelhante em Varginha.



O evento foi organizado pela Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Sul de Minas (Assul), pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, e pelas cooperativas Minas Sul, Cocatrel, e outras.



Para o deputado Antonio Carlos Arantes essa foi uma excelente oportunidade para estreitar a relação do Ministério do Trabalho e Emprego do estado com empregadores e trabalhadores. “Essa não é uma relação muito fácil. Sabemos que há excessos de parte a parte, tanto do ministério, com fiscalizações rigorosas, quanto de patrões que desrespeitam o trabalhador. Tudo isso acaba prejudicando o crescimento da economia. O desenvolvimento do sul de Minas depende do equilíbrio entre as duas partes porque isso afeta a geração de emprego e de renda”.



Não só as relações de trabalho no meio rural foram consideradas no evento. Em Paraíso, outra questão chamou a atenção do superintendente do MTE, João Carlos, que é o fato de há tempos as carteiras de trabalho não estarem sendo confeccionas na cidade. Ele disse que essa é uma situação séria que necessita ter rápida solução para não prejudicar a empregabilidade dos trabalhadores e prometeu tomar providências logo na próxima semana, em busca de sanar o problema.



A reforma previdenciária também foi assunto da audiência. O deputado federal Carlos Melles, disse que é preciso estudar a questão com seriedade e não deixar que o momento de acusações que está acontecendo prejudique.



“O Brasil está com 50 anos de atraso em suas reformas. Embora seja um país novo, possui leis arcaicas. Não é possível ter uma CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) do tempo de Getúlio Vargas”, ressaltou o parlamentar.



Ele reclamou que muitos fazem juízos de valor emitindo opiniões contra o governo federal nessa questão, o que pode prejudicar a formatação da reforma da Previdência.



“A proposta da reforma não tira direitos, há sim reformulações. Atualmente são 13 milhões de desempregados e o grande desafio é criar postos de trabalho para todos eles. Precisamos defender a geração de emprego com a união de sindicatos de classe, sindicatos patronais, trabalhadores e todos os envolvidos”, finalizou.



Participaram do evento os deputados estadual Antônio Carlos Arantes e federal Carlos Melles. Também compareceram o chefe de gabinete do Executivo, representando o prefeito Walker Américo Oliveira, Ulisses Araújo e o presidente da Câmara, Marcelo Morais. O evento contou ainda com as presenças do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio Jacinto Caetano; o diretor-secretário do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sempre), Rildo Domingos Silva; o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), Ailton Rocha de Sillos e o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, representando o setor produtivo agrícola e as cooperativas. O prefeito Walker deixou justificativa de sua ausência por estar em viagem agendada anteriormente.