Unidade Prisional de Paraíso passa e registrar ocorrências internas

Por: João Oliveira | Categoria: Polícia | 28-02-2017 09:02 | 1892
Agentes da Suap agora devem registrar casos decorrentes, envolvendo detentos, nas próprias unidades
Agentes da Suap agora devem registrar casos decorrentes, envolvendo detentos, nas próprias unidades Foto: Reprodução

Na última semana, entre os dias 15 e 17, foi realizado em Passos, pela Escola de Formação da Secretaria de Defesa Social, a capacitação de agentes penitenciários para qualificá-los a confeccionar Registro de Eventos da Defesa Social (Reds) – antigo Boletim de Ocorrência -, dentro das Unidades Prisionais. Ao todo, cerca de 26 agentes de quatro cidades da região, entre elas Monte Santo de Minas, Piumhi, São Sebastião do Paraíso e Passos participaram do curso.




Oito agentes da Subsecretaria de Administração Prisional (Suap) em Paraíso, que participaram da capacitação, agora podem confeccionar Reds referentes a algumas situações que acontecem dentro das unidades prisionais, entre elas lesão corporal, ameaça, dano, porte ou posse de arma de fogo, munição de uso permitido ou restrito, porte ilegal de arma branca, ingresso ilegal de rádio, uso e consumo de entorpecentes, tráfico ilícito de entorpecentes e desacato.




Conforme explica o agente e assessor de inteligência do presídio, Robson Carvalho, a medida deve gerar economia para o Estado e melhor conforto da população, evitando assim o deslocamento e empenho de policiais militares para a realização destes serviços, liberando-os para o patrulhamento e policiamento ostensivo nas ruas.




 




A equipe foi liderada pelo Diretor de Segurança da Unidade, Fabricio Donizete, que já está capacitada para registrar os Reds e enviar diretamente a Policia Civil. Para Fabrício, esse treinamento é muito importante, porque além da autonomia, a unidade agilizará o trabalho que antes era feito pela Polícia Militar, que tinha que deslocar policiais até a unidade.