SAÚDE ANIMAL

INTOXICAÇÃO POR VITAMINAS A & D

Por: Redação | Categoria: Saúde | 28-02-2017 11:02 | 2426
Foto:

Muitas pessoas, desinformadas ou mal instruídas, fornecem à seus animais de estimação complexos vitamínicos e minerais "esquecendo-se" de consultar um Médico-veterinário para avaliar se isso realmente é necessário. Isto ocorre porque as pessoas acham que vitaminas são coisas simples, quando na verdade não o são. É preciso diferenciar paciente por paciente os casos de "complementação" (completar o que está faltando) e "suplementação" (fornecer além do que é necessário).



 



As vitaminas A e D se acumulam no organismo caso sejam administradas em quantidade excessiva, causando grandes estragos.



 



O paciente com Hipervitaminose A apresenta pouco apetite, depressão, pelagem seca e sem brilho, exoftalmia ("olhos saltados"), gengivite e dentes frouxos. Em alguns meses formam-se lesões esqueléticas, como por exemplo espondilose e ancilose das vértebras cervicais e dos cotovelos, assim como dolorimento dos membros anteriores. O prognóstico é considerado reservado, pois, em geral, as alterações ósseas são de caráter irreversível, mas os outros sintomas desaparecem à medida que uma dieta adequada seja reintroduzida.



 



Já a Hipervitaminose D resulta no aumento patológico de vitamina D causado pelo aumento da absorção gastrointestinal, reabsorção óssea e reabsorção da mesma pelos túbulos renais. O resultado final é aumento dos níveis de Cálcio no sangue ocorrendo calcificação de tecidos moles. Pacientes com toxicose por vitamina D apresentam poliúria (urinam demais), polidipsia (bebem água demais), vômito, diarréia, anorexia e depressão. Os rins podem apresentar-se doloridos e pode ocorrer hemorragia gastrointestinal e/ou pulmonar. Em geral, o prognóstico é bom quando for possível instituir um tratamento rápido e intenso. Mas o prognóstico é grave quando o nível de cálcio no sangue permanece persistentemente aumentado, mesmo quando tratado.



 



*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS



– médico-veterinário – CRMV/MG 5492



*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)



*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)



*Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br



*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)