O Hospital Sagrado Coração de Jesus começou a disponibilizar desde a semana passada, exame preventivo do câncer de colo de útero gratuitamente para mulheres de São Sebastião do Paraíso e região. O atendimento está inserido dentro do Projeto Campanhas de Massa, que tem por finalidade orientar, examinar e tratar o maior número possível de pessoas nas mais diversas enfermidades. "A idéia foi nossa e com o apoio da administração do hospital a gente conseguiu realizar, isso partiu justamente da necessidade da população", afirma a enfermeira supervisora, Verônica Paschoini.
Segundo Rita Ângela Silva Cardoso, biomédica, a equipe formada por ela e Verônica está fazendo essa campanha buscando atender o maior número possível de mulheres para fazer o exame preventivo contra o câncer de útero. "Primeiramente, a gente vai estar fazendo essa campanha para ajudar esse pessoal. Formei uma equipe feminina, porque as mulheres de mais idade que nunca colheram papanicolau. Geralmente, a maioria dos ginecologistas são do sexo masculino, então elas sentem vergonha, se fecham e nunca vão colher o material de exame", fala.
No dia em que iniciaram as atividades, a equipe recebeu mulheres de Alpinópolis. Segundo a biomédica, a intenção é atender uma cidade diferente a cada dia. "A gente atende a população sadia e busca detectar as doenças. A pretensão da gente é estar focando mais essas mulheres que não tem atendimento, por morarem em localidades com hospitais defasados ou superlotados. Nosso serviço está sendo mais divulgado nas cidades vizinhas, mas se o pessoal quiser estar se servindo desse atendimento, basta vir até a gente para estar agendando", conta.
Verônica lembra ainda que não é cobrado nada pelo atendimento. "É tudo gratuito, tanto a coleta quanto o tratamento. A gente não pode levantar um problema e mandar o paciente embora. Às vezes a gente detecta uma lesão, ou de repente vai ver que está com câncer. A gente vai estar disponibilizando o tratamento ou encaminhando para outro hospital, se necessário", fala.
As mulheres que devem procurar anualmente o médico para fazer o exame de câncer do colo do útero, ou papani-colau, são aquelas que já iniciaram uma vida sexual. "Mas, vamos supor que tenha uma mulher que já tem uma certa idade e nunca teve uma vida sexual, ela também precisa fazer. Ou então se você não tem vida sexual ativa, mas tem queixa. Tá com corrimento, com alguma dor. Em virgens, inclusive, é feita a coleta de uma maneira diferente. Não altera a fisiologia da pessoa", concluiu a enfermeira, acrescentando que o atendimento estará sendo realizado durante todo o ano, sem previsões de paralisação.
Elezângela Oliveira