O que você entende por tragédia? Você usa essa palavra no seu cotidiano? De que maneira?
Na Grécia antiga, a forma de teatro que mais teve registros e textos preservados, foi a tragédia. Certamente, você já ouvi esse termo e é provável que também o use.
Até os dias atuais, a palavra tragédia é muito usada, principalmente pelos meios de comunicação, quando se quer noticiar algum acontecimento catastrófico, de grandes proporções ou associado à morte.
O significado do termo obviamente foi modificado desde a época da Grécia antiga, mas ainda mantém relações de sentido. A palavra tragédia vem do grego tragoedia, tragos significa “bode”, e oidé, “ode”, canto.
Assim, a tragédia pode ser entendida como canto do bode. Existem algumas versões que tentam explicar a relação do bode com a tragédia.
Uma delas diz que, em alguns rituais, bode eram sacrificados em homenagem aos deuses, e sua pele usada como vestimenta; em outras, que os cantos serviam para espantar, ou atrair espíritos silvestres em forma de homens, misturados com bodes e que costumavam participar dos ditirambos.
Por isso, acredita-se que a tragédia como gênero teatral também tenha vindo desse culto. Nas peças trágicas gregas, o objetivo maior eram como os humanos estavam condicionados a vontade dos deuses e como qualquer deslize, por menos intencional que fosse, levaria o personagem à desgraça inevitável.
As tragédias falam de situações sem saída, ligadas à posição do ser humano no Universo.
Luiz Carlos Raimundo