Representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com as forças de segurança dos municípios do Sul de Minas estão reunidos de terça, até a próxima quinta-feira,11, em Poços de Caldas. O encontro servirá para a criação de redes locais de monitoramento e combate a explosões de caixas eletrônicos nos municípios.
Em São Sebastião do Paraíso a última ocorrência relacionada a este tipo de crime foi registrada há quase dois anos quando uma agência no centro da cidade foi alvo dos bandidos. Na época após o ocorrido foram realizadas várias reuniões, mas não se chegou a um consenso sobre as medidas a serem adotadas para reforçar a segurança dos bancos e estabelecimentos com caixas eletrônicos.
Além de Poços de Caldas que abriga uma das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) considerado um dos núcleos do setor para a região, Sul de Minas e que abrange Paraíso, reuniões semelhantes ocorrem em Pouso Alegre e Lavras. A intenção da Sesp é de formar um grupo em cada cidade, com nomes pré-definidos de profissionais que ficarão responsáveis por realizar um trabalho específico e voltado para o acompanhamento, prevenção e apuração de explosões de caixas eletrônicos. Esses atores terão a missão de ampliar o compartilhamento de informações sobre o crime entre as instituições e formular ações coordenadas com todo o Estado.
O grupo de coordenação da Sesp tem forte atuação na área de inteligência, fazendo o mapeamento do modus operandi dos criminosos e a identificação de quadrilhas. De forma integrada, as apurações da inteligência se transformam em operações repressivas e preventivas.
Ainda no ano passado o próprio Governo do Estado havia anunciado a aquisição de veículos blindados que seriam distribuídos para várias cidades do interior. A medida chegou a ser apontada como uma nova estratégia para combater as quadrilhas que tiram o sono das cidades do interior de Minas. Na oportunidade foi anunciada a compra de 20 veículos, sendo que um deles atenderia a região de Poços de Caldas, onde foram feitos testes experimentais do utilitário.
Em São Sebastião do Paraíso o último ataque a agência bancária e caixa eletrônico foi registrado em junho de 2017. Bandidos fortemente armados explodiram os caixas da agência do Banco Mercantil e fugiram rumo ao interior do Estado de São Paulo.
A ação além de danificar o banco, ainda causou destruição em um escritório de advocacia que fica no andar superior a agência. A agência ficou fechada por mais de dois meses, sendo o atendimento realizado emergencialmente em um container.
Na ocasião, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública, gerentes de bancos e outros membros da comunidade reuniram-se com o prefeito em busca de alternativas para reforçar a segurança na região central da cidade.
Foram realizados ao menos dois encontros com apresentações de ideias e sugestões. Apesar da preocupação de início, nenhuma medida prática como aumento de câmeras de vigilância e monitoramento entre outras ações, foram colocadas em prática.