A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp) recebeu nos dias 25 e 26 o Encontro Regional de Mobilizadores promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MG). O evento teve a participação de representantes de 60 cidades das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudoeste de Minas que receberam instruções e treinamentos sobre as atividades que serão desenvolvidas em 2019 e também no próximo ano. Em Paraíso a parceria entre o Senar e a Acissp já dura cerca de 20 anos e tem sido responsável por levar mais treinamentos e oportunidades de qualificação aos produtores e trabalhadores rurais do município e inclusive na região.
Durante o primeiro dia do encontro a assessora pedagógica, Mirian Rocha apresentou o plano de trabalho da entidade para este ano, onde serão priorizados os programas ATeG e Jovem no Campo. Ela falou sobre as mudanças que vão ocorrer no trabalho do Sistema Faemg/Senar a fim de dar mais oportunidades aos produtores rurais. Também apresentou o "Projeto Mobilizar Bem", que vai padronizar e otimizar o trabalho de mobilização, dentre outras informações.
Mirian está otimista quanto às novas proposições do Senar. "Esperamos que as entidades cooperadas estejam abertas para o novo, aceitem, adaptem e corram atrás, pois o cenário político atual tem exigido isso. Os mobilizadores vêm vivenciando mudanças significativas propostas pelo sistema há um trimestre, a exemplo do F2 (ficha de inscrição do candidato). Agora, é chegada a hora de colocar em prática e alinhar as expectativas", comenta.
A expectativa é de que até o próximo dia 30 sejam encerradas os encontros com todas as regionais. A partir de maio e junho terá início a nova etapa de trabalho e postura na forma de mobilizar, informa a assessora.
Conforme Rodrigo de Castro Diniz, da Regional do Senar em Passos, o objetivo do encontro é nivelar informações e conceitos operacionais. "A intenção é que estes mobilizadores da empresa ao retornarem para suas cidades tenham um desempenho mais satisfatório e mais eficiente e atendam melhor as pessoas do meio rural de seus municípios", comenta. Ele enfatizou que a reunião tem participantes de uma grande região atendida que abrange 79 municípios desde o Centro-Oeste, Divinópolis e Bom Despacho até quase próximo a Pouso Alegre. "Basicamente nós temos aqui representantes de 59 cidades que atendem estes 80 municípios", completa.
Jose Carlos da Silva é um dos mobilizadores do Senar atualmente nos municípios de Guaranésia e Guaxupé, através de convênio com o Sindicato dos Produtores Rurais. Ele destaca que o órgão vem evoluindo constantemente apresentando novidades e possibilitando ao homem do campo o acesso a novos conhecimentos. "Um encontro como este é muito importante. Por isso o Senar é chamado família do campo por apresentar novas tecnologias e melhorias que podem ser adquiridas tanto na qualidade de vida como na segurança do trabalho desenvolvido", comenta.
Para a mobilizadora Elisângela Vinoto que é de Carmo do Rio Claro e também atende nas cidades de Alpinópolis e São José da Barra participar do encontro em Paraíso significa oportunidade de novos aprendizados. "A gente vem participar, aprende fatos novos, trocamos experiências e ainda revemos os nossos colegas de trabalho e podemos atualizar todo o conteúdo do que iremos trabalhar neste ano", comenta. Ela avalia que é uma iniciativa muito valiosa. "O que aprendemos aqui vai refletir na nossa atuação junto ao homem do campo onde teremos melhores condições de atendimento e poderemos atuar com mais qualidade. Tudo isso contribui para a melhoria da qualidade da nossa prestação de serviços", conclui.
Conforme o presidente da Acissp, Ailton Rocha de Sillos, a parceria com o Senar em Paraíso existe há cerca de 20 anos. Inicialmente era um trabalho realizado em conjunto com a Cooparaiso. "A cooperativa deixou de existir e nós assumimos o apoio dando condições para que o Senar continuasse funcionando e atendendo bem ao homem do campo e os trabalhadores da zona rural", relata. Sobre o encontro ele disse que a Associação Comercial se sente prestigiada com a realização do evento. "É uma satisfação nossa realizar a preparação deste pessoal aqui, que são profissionais competentes e de alto nível e certamente teremos pela frente um período de oferta de serviços de alta qualidade ao produtor rural", acrescenta.
De acordo com o Senar no atual contexto da sociedade brasileira, muito tem se falado sobre a atuação das organizações e rotinas de trabalho em um cenário cada vez mais demandante de novas necessidades, com foco na qualidade dos processos e em uma gestão cada vez mais sustentável por meio da inovação.
Para reforçar a ideia, que já é realidade, esse foi um dos assuntos apresentados na programação do Encontro com Mobilizadores do Escritório Regional do Senar Minas. "A sobrevivência não será do mais forte e sim dos mais propensos às mudanças", explicou a assessora pedagógica da entidade, Miriam Rocha.