Assim como têm o poder de ativar memórias e fazer as pessoas se sentirem em determinados momentos do passado, os cheiros podem atuar em outras áreas relacionadas aos sentimentos. Aromaterapia é muito mais do que aromas e cheiros agradáveis. O que é agradável ou intenso no nosso nariz tem ação direta sobre o nosso cérebro que é estimulado quando cheiramos um óleo essencial puro, gerando sensações positivas que podem acalmar e estimular
A aromaterapia para relaxar é, portanto, o maior contributo para o nosso bem-estar. Existem diferentes formas de usufruir deste processo; assim, as essências podem ser inaladas diretamente ou distribuídas no ambiente através de uma vela. Existem alguns óleos essenciais muito populares por suas qualidades calmantes e seus efeitos relaxantes sobre o corpo e a mente. Eles agem diretamente sobre a produção de serotonina, um hormônio que faz com que o corpo tenha uma sensação de bem-estar e contentamento. Para combater o estresse e para desfrutar de um agradável momento de relax, os melhores óleos essenciais são o de laranja (perfeita para aquelas pessoas que sofrem de momentos de nervosismo e tensão), lavanda (ajuda a aclamar os nervos e os músculos, a conciliar melhor o sono e a minimizar a depressão), e camomila (acalma o corpo e a mente e pode ajudar a aliviar a ansiedade e a inquietação, capazes também de promover o sono) e Ylang Ylang: o aroma deste óleo ajuda a relaxar a acalmar os nervos, a irritabilidade e a ansiedade e distúrbios do sono.
Por isso, a aromaterapia, que utiliza princípios ativos de plantas medicinais aromáticas para equilibrar o corpo e a mente, é uma alternativa de tratamento para quem apresenta sinais de estresse.
Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral - Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências