Produtores rurais que quiserem iniciar a atividade de apicultura ou ampliar a o cultivo de mel em São Sebastião do Paraíso já podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Seagro) para se cadastrarem.
O município em parceria com o deputado federal Emidinho Madeira vai oferecer toda a assistência para incrementar a produção local através do programa "Nosso Mel". Na quarta-feira, 12, o assessor parlamentar do deputado, Sávio dos Reis Dutra, fez apresentação da proposta que está sendo ofertada, durante reunião realizada na Câmara, em Paraíso.
O programa "Nosso Mel" está sendo realizado em parceria com a Empresa de Assistência Tecnica e Extensão Rural (Emater/MG) e participação dos municípios. A iniciativa consiste em incentivar e desenvolver mais e melhor a produção de mel na região. Sávio Dutra que e especialista no setor, fez uma apresentação das propostas que estão sendo oferecidas aos produtores que se interessem em trabalhar com a apicultura. Ele ressaltou que trata-se de uma atividade que gera renda e agrega valor nas ações realizadas nas propriedades rurais.
Sávio Dutra elencou as vantagens da produção do mel além das metas e próximos passos desse projeto, que entre os seus desdobramentos, incluirá um curso de capacitação sobre instalação, manutenção e limpeza de apiários, colheita do mel, beneficiamento e envasamento. As abelhas, por serem as principais polinizadoras de diversas culturas potencializam não só a renda específica na atividade de apicultura como também a produção agrícola em geral. Ele ressaltou que é importante ter em mente que, a criação de abelhas não necessita de cuidados diários, permitindo aos apicultores consorciar esta atividade com outras, fazendo da prática da apicultura uma fonte alternativa de renda.
Além disso, o "Programa Nosso Mel" prevê a cessão gratuita de todo o material básico, incluindo caixas, macacões, botas, fumegadores e máquinas de envase, para que possam dar início à atividade em suas propriedades. "Tudo isso graças aos repasses de emenda parlamentar de 600 mil reais do deputado Emidinho para beneficiamento da apicultura no sudoeste de Minas Gerais", informa o assessor. A intenção é fortalecer a atividade de apicultura na região fortalecendo o associativismo, promovendo o acesso aos equipamentos e instalações adequadas conforme as normas regulamentadoras.
Além de cursos de capacitação técnica é oferecido o kit de apicultor, as abelhas rainhas e princesas. A aquisição do material está em fase de licitação através da Emater/MG e a entrega está prevista para ocorrer em outubro. "Neste momento a fase é de fazer o credenciamento através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.
"O apicultor está cultivando flores e produzindo saúde, além do mercado interno grande parte do mel produzido é destinado a exportação onde temos um comércio rentável e seguro", conclui Sávio Dutra.