Na sessão da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, segunda-feira (12/8), a servidora Noriene Aparecida Bueno Fonseca realizou a prestação de contas do trabalho realizado pelo Gabinete Itinerante (GI) da Câmara, que ao todo reuniu 665 pedidos da população. O Gabinete foi instituído pelo presidente Lisandro Monteiro, com o objetivo de aproximar mais a Casa Legislativa da população e buscar suas demandas de maior necessidade.
O GI inaugurou suas atividades em fevereiro, no bairro São Judas, abrangendo os bairros Veneza, Jardim das Acácias e adjacências. Ao todo, 11 pessoas compareceram, sendo colhidas 11 demandas desses populares. A pouca procura no São Judas foi atribuída a um temporal que atrapalhou os trabalhos do GI. A segunda etapa, realizada em março, aconteceu no bairro Alto do Bela Vista, abrangendo os bairros Jardim Alvorada, Cidade Industrial, Jardim Itamarati, Riviera e adjacentes, 60 pessoas compareceram, totalizando 162 solicitações.
Em abril foi a vez da Guardinha, que contou com 23 pessoas e 102 ofícios. O Distrito teve pautas bem específicas. Segundo o levantamento a solicitação mais frequente foi em relação a pedindo por segurança, tanto da PM quando da Guarda Municipal, seguido de manutenção e limpeza em estradas, Saúde, limpeza e manutenção em locais públicos, solicitações de asfaltamento de ruas do distrito e da estrada de acesso à Guardinha.
Em maio, a quarta etapa do GI aconteceu no Verona. O Gabinete abrangeu também os bairros Alto do Paraíso, Jardim Acapulco, Jardim América, Jardim Daniela, Rubens Rocha, São José, Vila Ipê e bairros adjacentes. No total 38 pessoas participaram e 145 demandas foram colhidas. A quinta etapa aconteceu em junho na Praça da Matriz, e contou a participação de diversos bairros do município. Compareceram 34 pessoas e foram colhidas 71 solicitações.
Por fim, o semestre se encerrou com o GI no bairro Morumbi, com a participação de 48 pessoas e 174 solicitações. De acordo com os dados, entre as demandas mais solicitadas pela população foram em relação a terrenos baldios, correspondendo a 53 pedidos do total, seguido de pavimentação, manutenção e tapa-buraco, 52 solicitações; lazer e projetos sociais 52; saúde, 45; redutor de velocidade, 40; segurança pública 29; transito e sinalização, 28; iluminação pública, 26 entre outras demandas.
O vereador Marcelo de Morais destacou o trabalho realizado pela servidora e ressaltou a importância do município em ouvir as demandas solicitadas pela população. “São demandas que já estamos cobrando do município há muito tempo”, ressaltou. O vereador destacou que a maioria são pedidos simples e não envolvem “obras gigantescas”, mas sobre situação de pavimento, terreno baldio, lazer, saúde, segurança pública, trânsito, iluminação pública, entre outros.
A vereadora Cidinha Cerize ressaltou que crianças que moram no Morumbi, por exemplo, sonham com um parquinho. “São obras passíveis de serem realizadas e esperamos que a população possa ser ouvida. Foi um trabalho muito bem feito e é muito gostoso estar junto do povo ouvindo suas demandas”, ressaltou.
O vereador Vinício Scarano também parabenizou a equipe do Gabinete Itinerante e, também, destacou a importância do trabalho. Lembrou que “os pedidos foram muito semelhantes com os que lidamos aqui na Câmara. 90% são pedidos básicos que constam da Constituição Federal, inclusive. Estamos fazendo o nosso trabalho”, disse.
O vereador Luiz Benedito de Paula fez coro às palavras dos colegas e destacou a importância de outras ações assim. Por fim, o presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, parabenizou toda a equipe do GI, bem como o trabalho de descriminação dessas solicitações, às quais o vereador afirmou que não precisam de mão de obra ou muito dinheiro. Atribuiu o não atendimento das demandas à falta de vontade da municipalidade. Lisandro finalizou anunciado o GI no bairro San Genaro e Termópolis.